Quanto custariam os carros antigos da Fiat hoje, com a inflação?
Por Paulo Amaral |

A Fiat é, hoje, uma das marcas mais poderosas do mercado brasileiro, e tem em modelos como o Fastback, a Strada e o Argo carros que estão sempre entre os mais vendidos nos seus respectivos segmentos.
Em um passado não muito distante, porém, modelos antigos de carros da Fiat chegaram a ser vistos com preconceito, e precisaram provar, na prática, que mereciam um lugar de destaque em meio à feroz concorrência no setor.
Assim, Fiat 147, Tempra Turbo e o imortal Uno Mille, entre outros, fizeram história e aguçaram a curiosidade popular, que vive se perguntando quanto custariam, hoje, os carros antigos da Fiat com a correção da inflação. O CT Auto foi atrás da resposta e, agora, mostra para vocês. Confira.
5. Quanto custaria hoje um Fiat 147?
Vamos abrir nossa listinha com o carro mais simpático delas: o Fiat 147, que carinhosamente foi apelidado de "Cachacinha" por ter sido um dos primeiros modelos da indústria nacional a utilizar o álcool como combustível.
O Fiat 147 chegou ao Brasil no final da década de 1970 e, no início de 1980, custava Cr$ 143.820,00. Com o auxílio da calculadora oficial do Banco Central do Brasil, descobrimos que, hoje, com a correção da inflação, o hatch sairia, em média. por R$ 50.582,21, valor bem justo com o que ele poderia oferecer aos consumidores.
4. Fiat Tipo, com a inflação, custaria quanto em 2025?
O Fiat Tipo foi um hatch que merecia ter tido mais sucesso no Brasil. Lançado na Itália em 1988, ele chegou ao mercado verde-amarelo cinco anos mais tarde, em 1993, mas saiu de linha em 1997 para preparar o terreno para a chegada de carros mais modernos, como o Fiat Brava
Em nossas pesquisas, levantamos que um Tipo 1.6 ano/modelo 1994 custava, em média, R$ 18.000,00, dependendo, claro, da versão e dos opcionais. Ao usarmos a boa e velha calculadora, descobrimos que em 2025, com a inflação, o hatch da Fiat custaria R$ 154.652,73, em média.
3. Qual seria o valor de um Tempra Turbo, com a inflação?
O Tempra Turbo revolucionou a cabeça dos gearheads no Brasil, pois chegou a ser o carro mais rápido do Brasil em 1994, para desespero de quem ainda via a marca italiana com desdém.
O Tempra Turbo entregava 165 cv, com 26 kgf/m de torque, e atingia máximas de 165 km/h. Com essa configuração, ele custava, em média, R$ 33,3 mil. Aplicando sobre esse valor os índices de inflação acumulados, descobrimos que, em outubro de 2025, um Tempra Turbo custaria R$ 286.107,55, valor astronômico em se tratando de um modelo nacional.
2. Fiat Palio: quanto custaria o "papa-Gol" com a inflação?
Lançado com a missão de se tornar o papa-Gol, em alusão à missão de derrubar o hatch da Volkswagen da condição de líder de vendas no país, o Fiat Palio fez jus às expectativas e, em pouco tempo, se tornou o novo campeão em emplacamentos.
O Palio, que em 2014 derrubou o Volkswagen Gol da liderança dos carros mais vendidos do Brasil após 27 anos, chegou ao país por R$ 24.190,00 em sua versão com motor 1.0 e duas portas. Hoje, com a correção da inflação, o papa-Gol custaria, em média, R$ 46.669,24, valor condizente com a realidade por se tratar de um carro popular.
1. Quanto valeria um Uno Mille com a correção da inflação?
Chegamos ao fim da fila com ele, o "terror dos esportivos" quando está com a escada em cima: primeiro carro popular do mercado brasileiro, o Fiat Uno Mille fez muito sucesso por aqui, embora não oferecesse nada de muito suntuoso aos clientes no que diz respeito à motorização, desempenho, tecnologia ou segurança.
Memes à parte, era um carro simples, mas que encarava tudo. Em agosto de 1994, a marca italiana pedia a partir de R$ 7.254,00 pelo Uno Mille em sua versão ELX, dotada de motor 1.0 e câmbio manual. Hoje, com a inflação acumulada no período, o ícone custaria, em média, R$ 58.334,85.
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