Publicidade

Quando volta a valer o rodízio de veículos em SP?

Por  | 

Compartilhe:
Roger Victorino/Unsplash/CC
Roger Victorino/Unsplash/CC

Suspenso pela prefeitura desde o dia 23 de dezembro de 2024 por conta das festas de fim de ano, o rodízio municipal de veículos volta a valer em São Paulo na próxima segunda-feira (13).

Com ele, voltam também a restrição para rodar com o carro, de acordo com o final da placa, em determinados dias e horários e, claro, as multas e demais punições para quem desrespeitar a lei.

Se você não quer ser multado ao ser surpreendido pelos agentes da CET ou pelos inúmeros radares espalhados pela capital paulista, é preciso ficar atento e não se esquecer como funciona um rodízio de veículos; ou seja, em quais dias e horários seu carro não pode rodar dentro do centro expandido.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Regras do rodízio de veículos em SP

Segundo determinação da Prefeitura de São Paulo, o rodízio é válido de segunda a sexta-feira, e está ativo em dois horários: das 7h às 10 horas da manhã e das 17 horas às 20 horas (das 5 da tarde às 8 da noite).

Nestes horários, os carros e demais veículos proibidos de trafegar são os seguintes:

Rodízio em SP: Quando os carros não podem circular
Dia da semanaFinal da placaHorários da restrição
Segunda-feira1 e 27h às 10h / 17h às 20h
Terça-feira3 e 47h às 10h / 17h às 20h
Quarta-feira5 e 67h às 10h / 17h às 20h
Quinta-feira7 e 87h às 10h / 17h às 20h
Sexta-feira9 e 07h às 10h / 17h às 20h


Quando surgiu o rodízio em SP?

A adoção do rodízio municipal de veículos em São Paulo teve início em outubro de 1997, com dois objetivos principais: reduzir o número de carros nas ruas durante o horário de pico e, assim, melhorar a fluidez do trânsito e a qualidade do ar na capital paulista.

Por lei, os carros ficam proibidos de circular nos horários e dias de semana apenas nos trechos que compõem o chamado “Centro Expandido” da cidade de São Paulo. Essa área abrange as ruas e avenidas localizadas ao redor do centro histórico de São Paulo, que é delimitada pelo chamado mini-anel viário.

O Centro Expandido é composto por áreas da Lapa e Pinheiros na zona oeste, no centro, Vila Mariana e parte do Ipiranga na zona sul e Mooca e Vila Prudente, também de forma parcial, na zona leste.

Continua após a publicidade

Qual a multa para quem desrespeitar o rodízio?

Desrespeitar o rodízio municipal de veículos em São Paulo é considerado uma infração média. Isso gera multa de R$ 130,16 e a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também:

Continua após a publicidade