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Por que o câmbio automático não é muito usado em caminhões e ônibus?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Gregor/Pixabay/CC
Gregor/Pixabay/CC

O câmbio automático em carros chegou a ser considerado acessório de luxo, mas hoje é uma comodidade que se tornou item de série, até mesmo em alguns modelos de entrada, tamanha a comodidade e o conforto que oferece aos motoristas.

Apesar de toda a vantagem que a transmissão automática entrega ao condutor, porém, ela ainda não é maioria entre ônibus e caminhões, curiosamente veículos que, por prestarem serviços por horas a fio, deveriam privilegiar o conforto dos condutores.

Por que o câmbio automático não é muito usado em caminhões e ônibus? O Canaltech foi em busca das explicações.

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Custos retardaram processo

Os custos de manutenção de um câmbio automático são os principais causadores no atraso do processo de adoção maciça desse tipo de transmissão para caminhões e ônibus no Brasil.

Enquanto o câmbio manual tem custo inicial baixo e valor moderado de manutenção, o automático torna o veículo mais caro desde a compra, além de também ser mais dispendioso em eventuais reparos.

Para compensar, os caminhões e ônibus que já saem de fábrica equipados com câmbio automatizado ou automático oferecem ganhos em conforto, fundamental para quem encara horas a fio em viagens, e em economia de combustível, o que é excelente para as empresas.

É justamente essa nova percepção nas contas que começou a fazer o cenário mudar, e a transmissão automática ganhar campo entre os modelos mais novos de marcas como Volkswagen, Volvo e Scania a partir de meados de 2012.

Essa última, aliás, adotou para 100% da frota a transmissão automatizada justamente em 2012 e, em 2021, fez um investimento de mais de R$ 2 bilhões para modernizar o câmbio Scania Opticruise.

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Ônibus de SP também adotam transmissão automática

Embora ainda pouco comuns em boa parte do Brasil, os ônibus também estão passando, gradativamente, a adotar caixas de câmbio com transmissão automática para, assim, privilegiar o conforto do profissional que passa horas ao volante.

A empresa Voith Turbo, responsável pelo câmbio automático DIWA.6, forneceu as primeiras 620 unidades para os ônibus de transporte público da capital paulista em 2019, incluindo carrocerias articuladas e superarticuladas.

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Segundo a marca, a nova transmissão automática para ônibus foi projetada para atuar em ciclos urbanos e, por isso, combina sistemas de transmissão continuamente variável e convencional.

A empresa informou que, na prática, o sistema reduz a frequência de trocas de marchas e, assim, ocasiona menor desgaste de componentes, diminuindo, por consequência, os custos de manutenção.