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Projeto de Lei quer retorno de carros populares a diesel no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Março de 2022 às 17h10

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Reprodução/engin akyurt, Unsplash
Reprodução/engin akyurt, Unsplash

Proibidos via portaria ministerial desde 1976, os carros de passeio movidos a diesel podem, em breve, voltar a ser produzidos no Brasil. Pelo menos essa é a ideia central do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Heitor Freire (União-CE).

De acordo com o texto do PL 567/2022 protocolado pelo deputado, a portaria criada pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC 346) fazia sentido na época em que foi criada, mas, 46 anos depois, perdeu completamente o sentido de seguir vigente.

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“É claro que em 1976 a realidade era outra. Em razão do primeiro choque do petróleo em 1973, assim como a importação de quase 80% do petróleo consumido em território nacional, a opção escolhida foi pela proibição de motores movidos a óleo diesel em veículos leves, optando-se pela gasolina e pelo etanol para esses automóveis. Além disso, os motores a diesel existentes até então se mostravam pouco eficientes quando adotados em carros de passeio, elevando a emissão de gases tóxicos e poluentes nas cidades”, comentou.

Heitor Freire justificou o porquê quer o fim da proibição e defendeu o incentivo para a fabricação de novos veículos a diesel de maneira bem simples. Na visão do deputado, “o cenário mudou, a tecnologia avançou e os preços dos combustíveis aumentaram em patamares nunca antes vistos”.

O deputado complementou a defesa afirmando que a proibição de carros de passeio movidos a óleo diesel nada mais é do que “um capricho que prejudica unicamente o acesso do cidadão comum a uma matriz energética mais barata”.

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Economia é outro ponto a favor do diesel

O preço dos combustíveis, citado em parte do texto do Projeto de Lei que defende a volta dos carros de passeio movidos a diesel no Brasil, foi um dos pontos em que o deputado Heitor Freire mais se apegou.

Ele citou que, enquanto um carro com motor a diesel pode rodar até 20 quilômetros com apenas um litro de combustível, os modelos movidos a gasolina não alcançam, em sua grande maioria, nem metade desta autonomia.

“Além disso, essa maior eficiência torna os carros a diesel com maior durabilidade e com manutenções de custo mais baixo, tornando-os uma opção mais vantajosa a longo prazo”, concluiu, confiante em ver o PL, em processo de tramitação, ser votado e aprovado no futuro.

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Fonte: Portal Câmara dos Deputados