Publicidade

Produção de carros da Toyota no Brasil pode voltar só em 2026 após tempestade

Por  | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Tudo sobre Toyota

A Toyota deve retomar a produção de veículos no Brasil só no próximo ano. É o que declarou Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, após uma reunião com representantes da montadora. A fala dele vem após a fábrica da marca ter sido duramente afetada pela tempestade ocorrida na segunda (22), com ventos de até 90 km/h. 

Segundo ele, ao comparar a situação da fábrica com um carro, é possível dizer que houve perda total no local. “É bem provável que a Toyota não volte a produzir (no Brasil) este ano devido à falta de motores em Porto Feliz. Provavelmente as atividades em Sorocaba e Indaiatuba devem ficar prejudicadas este ano devido ao tamanho do prejuízo”, finalizou. 

Considerada uma das mais modernas unidades do grupo, a fábrica foi inaugurada em 2014, mas seu telhado foi arrancado pela força do vento; ainda, um carro tombou no pátio da fábrica. Por ora, a montadora está avaliando os danos causados pelo fenômeno. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fábrica da Toyota 

Questionada sobre os prazos de retorno, a montadora disse não ter informações no momento. Por outro lado, já está claro que o ocorrido afetou o cronograma de lançamento do Yaris Cross, que faria sua estreia em outubro; com a destruição da fábrica, o evento foi adiado e ainda não tem uma nova data para acontecer. 

A marca trabalha com o sistema “just in time”, ou seja, a montagem dos carros acompanha a produção dos componentes. Entretanto, as operações das fábricas de Sorocaba e Porto Feliz seguem suspensas desde terça (23), ainda sem previsão de retomada. 

Leia também:

Vídeo: O que falta para termos carros voadores?