Publicidade

Ford F-150 chega ao Brasil para duelar com a RAM 1500

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Ford

A Ford acaba de anunciar oficialmente a chagada da Ford F-150 ao Brasil. A picape, que está em sua 14ª geração, é o carro mais vendido da montadora nos Estados Unidos e no mundo, liderando o mercado doméstico há 41 anos. Missão da caminhonete no nosso país? Desbancar o domínio da RAM 1500 entre os modelos grandes.

E para encarar a rival da Stellantis, a Ford decidiu trazer duas versões da F-150, a Lariat e a Platinum, ambas equipadas com o conhecido motor 5.0 Coyote V8 do Mustang, com 405cv de potência e 56,7 kgf/m de torque, aliado ao câmbio automático de 10 marchas. A calibração do powertrain, porém, privilegia a força em baixas rotações, diferente do que acontece no muscle car.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em apresentação, a Ford explica que o que diferencia uma versão da outra são os itens de série, acabamento e design, que sofrem mudanças de estilo para agradar públicos diferentes. Mas ambas são bem equipadas do ponto de vista tecnológico, algo que realmente pode colocar a F-150 como uma competidora forte da RAM 1500, que também tem forte apelo de tecnologia.

De série, a Ford F-150 vem com o que a montadora tem de melhor no campo da segurança ativa e passiva, com oito airbags, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com calibração para o reboque, farol alto automático, assistente de reboque, assistente de manutenção e centralização de faixa, câmera traseira com detecção de objetos, câmera 360º, iluminação externa 360º e os exclusivos assistentes de cruzamento e de manobras evasivas.

No caso do assistente de cruzamento, a picape evita a manobra caso um carro esteja vindo no sentido contrário, efetuando a frenagem automática. Já no de manobras evasivas, a caminhonete consegue desviar de um veículo à frente caso haja condição para isso na pista lateral. Se não houver, ela simplesmente faz a parada, evitando a colisão.

A única em alumínio

A Ford F-150 é a picape mais potente do mercado brasileiro graças ao motor 5.0 V8 de 405cv, 5cv a mais do que a RAM 1500. Mas algo que ajuda no bom desempenho, maior rigidez torcional e, acredite, bom peso para a sua categoria (-200kg em relação à geração anterior) é a estrutura em alumínio, exclusiva no segmento. O peso em ordem de marcha da Lariat Sport é de 2.470 kg enquanto o da Platinum é 2.517 kg.

Segundo a Ford, a F-150 tem 29% mais rigidez na dianteira e 5,8% mais rigidez torcional quando comparada com uma caminhonete de aço. E isso, de acordo com os materiais da montadora, ajudou no consumo de combustível. As médias oficiais são de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, sempre com gasolina, único combustível compatível com a picape.

Continua após a publicidade

Já em termos de performance, a F-150 consegue fazer um 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos, quando selecionado o modo de direção esportivo, um dos oito disponíveis. Há, também, predefinições para render mais economia ou favorecer o trajeto em pisos complicados. A tração pode ser 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida.

Suspensão e capacidades de carga e reboque

A F-150 é um carro de passeio nos Estados Unidos, mas a Ford fez uma calibração especial para o Brasil não apenas dos sensores e tecnologias de segurança, mas também de supensão. Na dianteira, temos o braço independente com duplo wishbone, enquanto na traseira é eixo rígido com feixes de molas.

Continua após a publicidade

Segundo a Ford, essa configuração traz mais conforto aos passageiros e deixa a picape capaz de suportar uma capacidade de carga de até 728kg na versão Lariat e 681kg na Platinum. O reboque suporta até 3.515kg.

Interior luxuoso, confortável e tecnológico

A Ford F-150 não faz feio no quesito conforto e acabamento. A cabine é muito agradável e, seja na versão Lariat ou na Platinum, é coberta de luxo e sofisticação. Há abundância de couro por todos os lados e itens de conveniência dignos de uma picape grande americana.

Continua após a publicidade

No quesito tecnologia e conectividade, temos uma excelente central multimídia de 12 polegadas, a SYNC 4, o mesmo modelo que vimos na Ford e-Transit. O equipamento tem ótima resolução, espelha celulares sem fio e está aliado a um sistema de som assinado pela B&O que tem oito alto-falantes na versão Lariat e 18 na Platinum, com caixas até nos encostos de cabeça dos passageiros.

Os itens de comodidade são complementados pelo ar-condicionado de três zonas, aquecimento dos bancos, faróis full LED, cluster digital com animação própria, entradas USB-C, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensor crepuscular, iluminação de caçamba, abertura e fechamento da caçamba com sistema elétrico, freio de mão eletrônico e chave presencial.

Conectada

Continua após a publicidade

Além de todo esse aparato de segurança e conforto, a Ford F-150 vem com o Ford Pass Connect, disponível de série na versão Platinum. Sem custos adicionais, esse sistema acrescenta a possibilidade de conexão entre o carro e o celular, com funções remotas para o veículo e até de agendamento de serviços.

Além disso, esse serviço oferece um sistema de concierge completo, para ajudar o proprietário em situações adversas.

Ford F-150: Preços e versões

A Ford F-150 já está em pré-venda no Brasil e as entregas podem acontecer entre 90 e 120 dias, dependendo da configuração. A Ford não revelou os preços da picape, mas deve fazê-lo em breve.