Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview BMW X6 M Competition | Na pista com o SUV mais rápido da BMW no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre BMW

O BMW X6 M Competition é o SUV mais rápido da BMW à venda no mercado brasileiro. Preparado pela divisão Motorsport da montadora alemã, o carro é monstruosamente grande, tem design agressivo e um motor preparado para lhe trazer alegrias no seu track day.

E é a pista o melhor lugar para extrair o que há de melhor no BMW X6 M Competition. Não que seu uso no cotidiano deva ser ruim. Ele tem espaço de sobra, itens de comodidade e tecnologia de todos os tipos e modos de condução voltados para o conforto. Entretanto, não há como negar: todo o acerto do carro foi mesmo voltado para a esportividade. Não à toa, carrega o nome M Competition.

Continua após a publicidade

O Canaltech foi convidado pela BMW para participar do evento comemorativo dos 50 anos da divisão M e pode testar o BMW X6 M na pista do Circuito Panamericano. Veja como foi a experiência a bordo do SUV.

BMW X6 M Competition: Impressões ao dirigir

O estilo coupé do BMW X6 é uma das coisas que mais apaixonam no SUV, mesmo que isso sacrifique um pouco da visibilidade traseira — assim como em outros modelos de mesmo desenho, como o Volvo C40. Mas a grade com entradas de ar bem grandes, mesmo que chamativas, tornam o conjunto harmonioso no geral.

Continua após a publicidade

Sempre citamos o design em nossas avaliações de carros, mesmo que nas prévias, porque a aparência se conecta com o que sentimos ao volante. E no caso do BMW X6 M Competition o casamento foi perfeito entre o que ele tenta passar e sua exibição na pista.

O esquema de testes no Circuito Panamericano foi parecido com o de outros carros esportivos e nervosos no circuito. Nossa reportagem ficou perfilada em fila indiana com outros colegas e saímos em disparada pelo circuito, atingido por uma forte chuva que caia na região de Elias Fausto/SP.

Mesmo assim, nas retas, conseguimos atingir os 210 km/h (a máxima do X6 M é de 290 km/h). Isso foi possível graças ao motorzão 4.4 V8 biturbo, que despeja 625cv e 76,5 kgf/m de torque, aliado ao ótimo trabalho do câmbio automático de oito marchas com os ajustes da M para torná-lo mais arisco nas trocas.

Continua após a publicidade

Além disso, é possível ajustar manualmente o trabalho do câmbio aumentando ou diminuindo o intervalo da relação entre uma marcha e outra. Todos os ajustes, seja de câmbio, acelerador ou suspensão, podem ser salvos nas teclas M1 e M2, presentes no volante.

Não deu muito tempo de fuçarmos em todas as funções do carro, mas, conforme nos foi explicado pela BMW, os ajustes fixados antes do teste permitiam que experimentássemos o X6 M em um modo "normal" e outro com todas as funções esportivas liberadas.

Nas curvas, nem parece SUV

Continua após a publicidade

E foi nesse modo "esportivo" que percebemos que faz muita diferença um SUV com ajustes pensados para competição e desempenho. É normal que haja mais rolagem de carroceria em carros assim, mas o BMW X6 M Competition nos fez sentir como em um hot hatch ou até mesmo um sedan tamanha a estabilidade nas curvas e retomadas.

O modo esportivo também muda a relação do câmbio de oito marchas, o motor e a tração integral, tornando tudo muito mais arisco e violento. O trabalho da BMW foi tão bem feito que não há o famoso turbolag por aqui. Quando pisamos, seja da inércia, seja em retomadas, a patada dos 76,5 kgf/m vem quase que instantaneamente.

Diversão para todos

Continua após a publicidade

Como citamos, não deu tempo de aferir todas as qualidades e programações do BMW X6 M Competition, mas ficamos curiosos com as duas telas posicionadas na fileira traseira de bancos (ver galeria). Com o teste completo, poderemos verificar o que há à disposição dos outros passageiros quando pensamos em entretenimento e conveniência.

BMW X6 M Competition: O que esperar do SUV?

O melhor ambiente para saber como anda o BMW X6 M Competition é na pista. Trata-se de um carro essencialmente esportivo, com ajustes que o tornam um carro realmente "na mão", com muita potência, dirigibilidade e precisão. Na prática, apesar de seu tamanho (4,94m), nos sentimos dirigindo um hatch nervoso e não um SUV.

O BMW X6 M Competition está à venda no Brasil por preços a partir de R$ 1.066.950.

Continua após a publicidade