Publicidade

Porsche quer criar “hack” de postura para liberar potência total dos seus carros

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

E se tiver um jeito de garantir que só motoristas experientes tenham acesso a toda a potência dos carros de desempenho extremo? Para a Porsche, o segredo pode estar na posição das mãos no volante: uma nova patente registrada na Alemanha revela que a marca pretende liberar o modo de velocidade máxima só se o motorista estiver segurando o volante da forma ideal.

Em outras palavras, a marca quer exigir que o condutor segure o volante na chamada posição 9h15, considerada a mais segura e eficaz. A ideia é usar sensores no volante para detectar a posição das mãos do motorista; se estiverem incorretas, o modo de velocidade máxima seria bloqueado, ou seja, o auge de desempenho do carro seria limitado. 

Aliás, a patente sugere que o sistema pode até impor limites automáticos de velocidade em rodovias, como 130 km/h ou 80 km/h, caso detecte que o motorista não dirige de forma segura — como no caso da retirada de uma das mãos no modo de velocidade máxima, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Velocidade máxima de um Porsche

Não pense que a patente se limita somente à posição das mãos. Na verdade, a Porsche planeja usar ainda sensores de toque ou pressão no volante, algoritmos que analisam o comportamento do motorista e até câmeras na direção dos olhos do condutor. 

Vale lembrar que o sistema não vem para “acabar com a diversão” de quem dirige um 911 Turbo ou Cayenne de alto desempenho, mas sim para evitar tragédias resultantes da combinação de inexperiência e imprudência ao volante.  

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?