Por que os vidros dos carros têm pontinhos e bordas pretas?

Por que os vidros dos carros têm pontinhos e bordas pretas?

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2021 às 08h00
Reprodução/gargantiopa/Envato

Muitos segredos e dúvidas cercam a indústria automotiva, notadamente recheada de curiosidades quando pensamos na fabricação dos automóveis e como as montadoras colocam tudo aquilo para funcionar e nos levar do ponto A ao ponto B com segurança e conforto. E é nos detalhes que percebemos o quão importante é cada processo da linha de produção de um veículo.

Uma das partes mais importantes do automóvel são as janelas, mais precisamente os vidros. Eles são responsáveis não apenas por proteger o interior do carro, mas também por ajudar no que chamamos de coeficiente aerodinâmico. Quanto mais isolado e fechado o vidro estiver, menos ar passa para dentro da cabine do veículo e menor é a resistência sobre a carroceria, fazendo com que o automóvel tenha desempenho melhor.

Mas, claro, para que esse vidro fique lá bem fixado e só seja aberto com nosso comando, algumas técnicas precisam ser realizadas e materiais fortes utilizados para que ele fique grudado. Para ajudar nesse processo, as montadoras descobriram algumas soluções. Uma delas foi deixar as bordas dos vidros revestidos com uma faixa e pontinhos pretos, que substituíram as placas cromadas muito utilizadas nos anos 1980.

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Em vez de aparecer um monte de cola no vidro, vemos uma tinta preta e pontinhos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Por que os vidros dos carros têm esses pontinhos e bordas pretas?

Além de deixar os vidros até mais bonitos, esses pontinhos e bordas pretas têm funções de segurança dentro do ecossistema do automóvel. As montadoras precisam utilizar colas com alto grau de fixação para deixar tudo bem preso nas portas e pára-brisas. E, para proteger essa material e seus resquícios, a solução encontrada pelas fabricantes foi essa pintura cerâmica ultrarresistente que impede, por exemplo, que o sol derreta a cola.

A aplicação dessa tinta cerâmica é uniforme e firme nas extremidades dos vidros e com bolinhas ou quadradinhos no sentido contrário. Essa técnica é utilizada para cobrir melhor possíveis sobras e também para deixar o conjunto mais harmonioso, além de controlar melhor a temperatura. Em alguns carros, essa faixa preta também abriga recursos como desembaçadores ou aquecedores dos vidros. 

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