Por que mais de 10 milhões de veículos não pagam IPVA em São Paulo?
Por Leo Alves |
Nesta época do ano, o pagamento do IPVA já começa a entrar nos planejamentos dos proprietários de veículos. Afinal, em muitos estados o imposto já começa a ser cobrado em janeiro, exigindo um planejamento financeiro para dar conta de tudo que é necessário pagar.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 carros fabricados no Brasil e só vendidos para o exterior
- IPVA 2025: saiba quais carros não pagam imposto e entenda regras de isenção
No entanto, mais de 10 milhões de veículos são isentos do pagamento do IPVA em São Paulo. Isso corresponde a cerca de um terço dos carros, motos, utilitários, caminhões e ônibus que circulam no estado paulista. Portanto, mais de 33% dos proprietários de veículos em SP foram isentos do IPVA 2024.
Esses dados são da Secretaria de Fazenda e Planejamento, a Sefaz, e foram enviados ao CT Auto. O número de veículos isentos é referente aos dados de 2023, pois o fechamento de 2024 ainda não foi finalizado. Entretanto, a expectativa é que o cenário não mude tanto para o IPVA 2025.
Com esse número de isenções, o estado de São Paulo deixou de arrecadar uma boa quantia neste ano. Cerca de R$ 5 bilhões deixaram de entrar nos cofres públicos, por conta dos carros que não pagam IPVA em São Paulo. E o motivo para tantas isenções é variado, como é possível ver a seguir.
Carros isentos do IPVA em São Paulo
Ao todo, 10.346.033 veículos não pagam mais IPVA em São Paulo. Desse total, 82,69%, que dá 8.554.713 veículos, são isentos por conta do tempo de fabricação superar os 20 anos. No estado paulista, todos os automóveis produzidos há mais de duas décadas não precisam pagar IPVA, apenas realizar o licenciamento anual.
Esse dado também reflete o estado da frota de veículos paulista. Afinal, isso significa que um terço dos automóveis paulistas têm mais de 20 anos, o que mostra que a frota ainda tem uma idade bastante avançada.
Isenção de IPVA para PcD
No caso do público com deficiência (PcD), a parcela de veículos é bem menor. São 329.859 veículos isentos, o que corresponde a 3,13% do total de automóveis que não pagam o imposto. Os demais 1.467.461 veículos isentos, ou 14,18% do total de não pagantes, corresponde a táxis, veículos de transporte coletivo, veículos de templos e demais categorias que são isentas.
Dessa forma, é possível notar que o público PcD tem um impacto bem menor na isenção do IPVA em São Paulo. De fato, a frota mais antiga é a principal responsável pelas isenções, seguida pelos veículos de transporte e oficiais.
Leia também: