Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a Toyota escolheu a Indonésia para sua fábrica de carros elétricos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Agosto de 2022 às 13h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Toyota é uma das pioneiras no mercado de carros eletrificados, mas sempre preferiu apostar nos modelos híbridos. Isso tem mudado, contudo, com a chegada do bZ4X, seu primeiro carro 100% elétrico, que será produzido inicialmente no Japão, mas que pode migrar boa parte de sua fabricação para a Indonésia, local onde a montadora fará investimentos da ordem de US$ 1,8 milhão. Mas, por que a Indonésia?

Segundo informações apuradas pela Reuters, a gigante japonesa, assim como outras empresas, veem na Indonésia um paraíso do níquel, um importante mineral para a produção de baterias. A LG, fornecedora de células para empresas como General Motors, por exemplo, também fará uma fábrica no país.

A chegada da Toyota é importante não apenas para a própria empresa, mas também para o país, que tem metas ousadas de descarbonização na indústria de automóveis. Segundo as autoridades de Jacarta, capital local, até 2050 não serão mais fabricados veículos a combustão por lá.

Continua após a publicidade

A Toyota quer fabricar seus carros elétricos por lá por inteiro. Ou seja, além de todo o aparato tecnológico e motores, também vai fazer as baterias, para não depender de terceiros. Se a melhora prevista na cadeia de suprimentos for mesmo alcançada nos próximos dois anos, a tendência é que todos os veículos eletrificados da montadora destinados para o oriente saiam de lá.

Além da Toyota, a Mitsubishi e a Hyundai planejam abrir fábricas na Indonésia.