Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Placa Mercosul | Existe tabela de preços na hora da troca?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Setembro de 2022 às 08h30

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Nova forma de combinação de letras e números, ausência de identificação do município e do estado, diversas cores. Tudo isso já foi abordado previamente quando o assunto é placa Mercosul. Faltou, no entanto, falar sobre um tópico que ainda causa dúvidas na cabeça de muita gente: o preço.

Afinal de contas, existe uma tabela de preços na hora da troca ou cada empresa de estampagem credenciada pelos órgãos competentes (Detran de cada estado) pode cobrar o que quiser do consumidor?

Antes de tudo, vale esclarecer que o valor cobrado pela placa Mercosul em si é diferente das despesas burocráticas relativas ao primeiro emplacamento de um carro, ok? No caso de veículos novos, o proprietário precisa arcar com IPVA, licenciamento e demais taxas, estas sim tabeladas pelos respectivos departamentos de trânsito dos estados.

Continua após a publicidade

Preços da placa Mercosul: tabelados ou não?

Para esclarecer de uma vez por todas se existe ou não uma tabela de preços na hora da troca da placa antiga do carro pela nova Placa Mercosul, nada melhor do que consultar um órgão oficial. E a reportagem do Canaltech buscou a resposta junto a um deles, o Detran-SP.

Em seu site oficial, o órgão tem uma seção de perguntas e respostas. E foi nela que encontramos o posicionamento do Detran-SP em relação ao assunto.

Continua após a publicidade

“Para o emplacamento no padrão Mercosul não haverá recolhimento de taxa. Dessa forma o valor será informado pela própria empresa de estampagem. Neste caso, não haverá intervenção do Detran-SP, e o valor a ser cobrado pelo novo emplacamento deverá ser consultado nas empresas estampadoras de placas”.

Preços variam bastante

Respondida a questão, agora cabe a você, canaltecher, pesquisar qual empresa oferece o melhor preço pelo serviço e, enfim, trocar a placa antiga pela nova, no padrão Mercosul. Os preços variam bastante de estado para estado, podendo flutuar entre R$ 150 e R$ 320, dependendo da região.

Continua após a publicidade

Este comportamento é mais um entre os muitos fatos que acabam comprovando que não há, de fato, qualquer tipo de tabela vigente na hora da troca por uma placa Mercosul.

Mas lembre-se: você não é obrigado a fazer a troca, a menos que se encaixe em situações específicas, como mudança de município, furto, extravio ou roubo da placa, dano ou rompimento do lacre.