Publicidade

Placa Mercosul | O que significam as cores vermelha, azul e verde?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Agosto de 2022 às 11h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Depois de muita polêmica, parece que finalmente nos acostumamos com as "placas Mercosul", a nova padronização das placas dos carros no Brasil. Com essa aparência, que até que ficou mais bonita e um pouquinho mais elaborada, é possível viajar pelos outros países do bloco econômico, ou seja, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Mesmo com as mudanças de aparência e no conjunto de letras, algumas características se mantiveram com relação aos modelos antigos praticados no Brasil. Um exemplo é o das cores, que ainda servem para ajudar a distinguir que tipo de veículo está usando determinada placa.

Atualmente, as placas dos carros no padrão Mercosul possuem seis cores: preta, vermelha, azul, verde, dourada, cinza prata/branca. Vamos diferenciá-las?

Continua após a publicidade

O que é a placa padrão Mercosul?

As novas placas com padrão Mercosul têm como finalidade facilitar a identificação de veículos que fazem parte do bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com essa placa, é possível trafegar por esses países sem maiores problemas, tanto de carro, como de moto, ônibus ou outros veículos.

Placa preta

A placa preta é para automóveis ou motocicletas particulares. Ou seja: veículos que são usados para transporte, mas sem fins comerciais.

Continua após a publicidade

Placa vermelha

A placa vermelha é obrigatória para carros utilizados para fins comerciais, seja para transporte ou aprendizagem. Precisam ser emplacados com a placa vermelha carros como táxis, ônibus, vans, carros de auto-escola, moto-táxis, entre outros. Veículos de apps como Uber e 99 não têm a obrigatoriedade do uso da placa vermelha.

Continua após a publicidade

Placa Verde

Os veículos com placa verde são aqueles que estão em fase experimental ou em testes para peças ou equipamentos de segurança. Além disso, carros que pertencem à montadoras e estão prontos, porém seguem em avaliações, também precisam usar essa placa obrigatoriamente.

Placa Azul

Continua após a publicidade

Se você vir um carro com de placa com as cores azuis, significa que é um carro oficial pertencente ao governo, seja ele municipal, estadual ou federal.

Placa Dourada

Incomum nas ruas, as placas douradas possuem função bem específica. Elas estão presentes em carros majoritariamente oficiais e de função diplomática, como de consulados.

Continua após a publicidade

Placa cinza prata e branca reflexiva

Substituindo a antiga placa preta, essa placa é a de uso de colecionadores. Veículos de coleção que possuem mais de 80% de originalidade, atendendo a regulamentação específica do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), podem receber essa placa. A diferença é que, no Brasil, a que vale é a branca reflexiva. Para os demais países, segue sendo a cinza prata.