Publicidade

Picapes que você só pode dirigir com CNH de caminhão

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Dezembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

O Brasil é bem servido de picapes, e o cliente que curte o segmento tem ótimas opções de escolha, desde os modelos menores até os mais imponentes, os populares “peso-pesados”. Alguns deles, inclusive, são tão grandes que exigem do condutor a CNH tipo “C”, mesma habilitação dos motoristas de caminhão.

Quando pensamos em picapes deste porte, a marca que logo salta à mente é a RAM, e ela vem acompanhada da inevitável pergunta: “Para dirigir Dodge RAM precisa de carteira de caminhão?". Se você também está à procura desta resposta, fique ligado, pois o Canaltech vai colocar um ponto final na discussão.

Para iniciar a conversa, vamos adiantar que “sim”, alguns modelos de picapes da RAM (que se separou da Dodge), marca sob a asa da Stellantis, exigem do motorista a CNH de caminhão, ou habilitação “tipo C”. Antes de dizer quais são elas, no entanto, vale explicar o porquê desta diferença em relação aos modelos mais comuns. Vamos lá?

Continua após a publicidade

Por que certas picapes precisam de CNH de caminhão?

Agora que já adiantamos que para dirigir algumas RAM precisa de CNH de caminhão - e citaremos os modelos que se encaixam nesse perfil logo mais -, vamos elencar os motivos pelos quais algumas picapes pedem categoria “C” ao motorista.

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, apenas quem possuir habilitação na categoria C estará apto a dirigir veículos de carga com capacidade superior a 3,5 toneladas (3.500 quilos). Neste caso encaixam-se principalmente os caminhões menores, mas também certos modelos de picapes.

Continua após a publicidade

Entre os critérios que definem que os motoristas precisam de CNH de caminhão para dirigir alguns modelos de picapes está justamente o peso. Se ele for menor do que 3.500 quilos, o condutor estará dentro da lei com a CNH do tipo “B”, a mais comum (e que ironicamente também serve para determinados modelos de caminhão). Se o peso estiver entre 3.500 e 6.000, no entanto, a categoria correta é a “C”.

É importante pontuar também que o motorista não será “pego de surpresa” caso tenha interesse em comprar um dos modelos de picapes que precisam de CNH de caminhão. Pelo menos se o escolhido for um dos que estão à venda da RAM no País. É o que garantiu Rafael Filon, gerente de produto da marca no Brasil, em entrevista recente à Quatro Rodas.

Segundo o executivo, os vendedores das picapes RAM que exigem CNH categoria C são instruídos não somente a informar aos clientes sobre a necessidade da habilitação especial, mas também ao fato de que há diferenças na condução deste tipo de veículo no trânsito. Afinal, tais picapes são vistas como caminhões e, portanto, precisam se atentar às zonas de restrições de rodagem e limites de velocidade distintos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quais modelos de RAM precisam de CNH tipo C?

Como avisamos no início desta matéria, o canaltecher curioso em saber se para dirigir RAM precisa de carteira de caminhão finalmente ficará por dentro sobre quais modelos da marca exigem ao condutor a CNH categoria C.

Atualmente são dois modelos da montadora pertencente à Stellantis que se enquadram no perfil determinado pela lei: a RAM 2500 e a RAM 3500.

Continua após a publicidade

A RAM 1500, avaliada pelo Canaltech como “a mais tecnológica do Brasil”, é a única do portfólio disponível no País que dispensa a carteira de caminhão, pois pesa 2.600 quilos.

3 picapes que você só pode dirigir com CNH de caminhão

Há apenas três picapes à venda no mercado do Brasil que só podem ser dirigidas com o motorista de posse de CNH de caminhão.

Continua após a publicidade

3. RAM 2500

A RAM 2500 é a primeira das 3 picapes que você só pode dirigir com CNH de caminhão no Brasil. O modelo produzido sob a aba da Stellantis tem sob o capô um motor movido a diesel de 6.7 litros, capaz de entregar ao condutor 330 cavalos de potência e torque de 103,9 kgfm.

O “caminhão” (segundo os olhos da legislação brasileira, claro) conta ainda com tração 4x4 e transmissão automática de 6 velocidades, além de um tanque de combustível com capacidade para 117 litros e suporte para até 1.030 kg de carga. O peso total é de 3.506 kg, ponto que a coloca na seleta lista de picapes que só podem ser dirigidas com CNH de caminhão.

Continua após a publicidade

2. RAM 3500

Irmã da RAM 2500, a RAM 3500 tem números impressionantes e ainda mais imponentes para justificar sua presença no trio de picapes que exigem habilitação tipo “C” para rodar no Brasil.

O modelo está à venda em três versões no Brasil e apresenta em suas dimensões toda a sua grandiosidade. Literalmente. A picape tem 6,06 metros de comprimento, 2,12m de largura e 2,03m de altura, além de um entre-eixos de 3,78 metros.

Sob o capô trabalha o motor Cummins 6.7 Turbodiesel, que despeja 377 cv e 110,7 kgfm de torque. Os ajustes de câmbio e suspensão também são diferentes dos encontrados na RAM 2500, já que ela foi preparada para suportar até 1.752 quilos de carga. O peso total deste “monstro” é de 3.665 quilos.

Continua após a publicidade

1. Ford F-250

Fechando a lista de picapes que você só pode dirigir com a CNH de caminhão está a Ford F-250. O modelo é sucesso principalmente por suas aplicações no agronegócio, já que tem na capacidade de carga seu maior ponto forte.

A Ford F-250 mais recente lançada pela Ford, também chamada de Super Duty, tem sob o capô um motor 6.8 V8 movido a gasolina, tração nas quatro rodas de série e capacidade de carga de 1.056 quilos. O peso total da picape é de 3.580 quilos.

Continua após a publicidade

Projeto de Lei pode derrubar exigência

Vale ressaltar que a legislação que prevê a obrigatoriedade de CNH de caminhão para dirigir estas três picapes pode mudar em breve. O Projeto de Lei 2400/22, de autoria do deputado federal Marco Brasil (PP-PR), quer expandir o peso bruto total (PBT) máximo para 3.700 quilos.

Caso seja aprovado, o texto contemplaria as picapes RAM 2500 e 3500, além da Ford F-250, nos limites permitidos por lei. Desta forma, elas poderiam ser conduzidas com habilitação tipo "B", a mais comum no País.