Peugeot revela projeto futurista de carro com volante retangular
Por Danielle Cassita |

A Peugeot revelou um conceito tão futurista que parece ter saído direto de um filme de ficção científica. Chamado Polygon, o novo modelo traz o Hypersquare, um volante em formato retangular que, além de ser bem diferente dos tradicionais volantes circulares, lembra um controle de videogame diferentão.
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
- Ram derruba preços e picape fica mais em conta que a Toro, mas por pouco tempo
O conceito foi pensado a partir da tecnologia steer-by-wire. Segundo a montadora, o coração da novidade está em uma tecnologia que elimina a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras do carro.
A francesa planeja lançar esta configuração em 2027, proporcionando uma reação de direção variável que se adapta à velocidade do carro. Para isso, o Hypersquare oferece rotação máxima de apenas 170º em cada direção — em comparação, um volante tradicional consegue realizar cerca de três voltas completas, a 180º para ir de ponta a ponta.
Novidades da Peugeot
Embora pareça inusitada, a combinação do volante retangular com o novo sistema facilita drasticamente a manobra do carro, especialmente ao estacionar ou fazer curvas fechadas: em velocidades mais altas, basta um pequeno comando para ajustar a trajetória do veículo.
A Peugeot parece ter expectativas altas para seu novo sistema, mas é importante lembrar que esta tecnologia não é inédita, já que a Inifiniti a introduziu há mais de uma década em seu sedan Q50.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Fonte: Motor1