Patente revela detalhes sobre sistema de carros autônomos da Apple

Por Felipe Ribeiro | 28 de Janeiro de 2020 às 18h00
Unsplash
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Os rumores em torno de um possível carro autônomo da Apple vez ou outra aparecem na imprensa e sempre recheados de um futurismo e modernidade até certo ponto plausíveis. Dessa vez, no entanto, fugiremos um pouco dos rumores porque foi revelada uma patente requerida pela Maçã que pode nos dar alguns detalhes de uma participação mais profunda no mercado automotivo; segundo o documento, a empresa registrou comandos por voz e gestos para carros com base no iOS.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse em 2017 que a gigante de Cupertino estava trabalhando em um sistema de carro autônomo, e não em um carro em si, como havia sido divulgado anteriormente. Em sua essência, o sistema descrito no pedido de patente oferece aos passageiros três maneiras de fornecer instruções e informações sobre carros autônomos, e grande parte dele é incrivelmente semelhante aos comandos aos quais estamos acostumados hoje.

Primeiro, há o comando de voz. De acordo com o aplicativo, um usuário autorizado simplesmente dizia algo como "eu gostaria de um café". A partir daí, o carro autônomo tem a liberdade de levar o passageiro para o café mais próximo, o mais bem classificado ou aquele que você já deixou gravado no sistema como seu favorito.

Imagem: FreePatentsOnline

Comandos de voz diferentes podem criar viagens diferentes, mas o usuário finalmente controla quanta liberdade eles dão ao carro autônomo.

Gestos

Os controles de gestos, por sua vez, seriam feitos por meio de um smartphone e não com sensores internos no veículo — pelo menos, por enquanto. Aqui, você poderia dizer algo como "estacione ali" e apontar o aparelho para o local desejado. O sistema analisaria a situação e talvez te sugeriria outro ponto mais fácil para a manobra. Levando em conta que os sistemas de park assist existentes no mercado não são extremamente precisos, não seria absurdo pensar que este recurso demandaria mais tempo para ser desenvolvido.

Dentro do carro autônomo, o design mostra uma enorme tela sensível ao toque que, claro, teria aparência e funcionalidades bem semelhantes ao sistema da Apple. O aplicativo também descreve uma interface de toque básica com recursos pré-estabelecidos para informar o veículo para onde você quer ir.

Imagem: FreePatentsOnline

Na tela, você veria uma área para inserir onde deseja ir e, em seguida, uma segunda área para especificar onde deseja estacionar. A patente também mostra um joystick digital para mover o carro manualmente e guiá-lo em direção a uma vaga de estacionamento, se necessário.

Por ser uma patente, sempre é bom alertar ao amigo leitor que este sistema da Apple para carros autônomos pode nunca ser lançado, mas, com o batalhão de rumores em torno do desejo da empresa de entrar neste segmento, é plausível pensar que logo vejamos algo além do já conhecido Apple Car Play.

Fonte: CNET - Roadshow

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.