Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para desenvolver veículos autônomos, Intel vai mapear ruas com carros comuns

Por| 09 de Janeiro de 2018 às 13h12

Link copiado!

Para desenvolver veículos autônomos, Intel vai mapear ruas com carros comuns
Para desenvolver veículos autônomos, Intel vai mapear ruas com carros comuns
Tudo sobre Intel

Um dos requisitos fundamentais para a operação de veículos autônomos é o mapeamento de ruas e estradas, de forma que as inteligências artificiais possam se guiar. Mas como fazer isso sem que seja preciso rodar toda a extensão global de vias com câmeras e carros próprios? Utilizar a frota já instalada, conforme demonstrou a Intel em sua conferência na CES 2018.

No palco do evento, a empresa anunciou um conceito que chama de RoadBook, um acervo de imagens de alta definição com ruas, caminhos, sinalização, infraestruturas e outros elementos que são importantes no desenvolvimento dos carros que se dirigem sozinhos. E todos esses dados serão obtidos a partir da frota já existente, por meio de câmeras instaladas em carros comuns.

A iniciativa é possível por meio da Mobileye, uma empresa recém-adquirida pela Intel, justamente, como parte de seus esforços rumo à autonomia. A companhia tem relações com grandes companhias do setor automotivo, como Volkswagen e Nissan, para utilização de um sistema chamado Gerencamento de Experiência em Estrada (ou REM, na sigla em inglês), que monitora o que está à frente do veículo durante todo o tempo.

Hoje, essa tecnologia é usada para aplicação automática do freio de forma a evitar colisões ou detecção de obstáculos que possam causar danos ao veículo. Agora, as mesmas imagens usadas para esse fim também contribuirão para o RoadBook, sendo enviadas para a nuvem como forma de mapear o mundo.

Continua após a publicidade

Na apresentação, a Intel demonstrou também como todo esse fluxo de dados, que de acordo com a empresa, consome pouca banda e espaço devido a tecnologias de compressão, também servirá para manter os sistemas sempre atualizados. Como os veículos estão rodando no dia a dia, eles também serão utilizados para detectar mudanças em sentido, obstruções em vias, bloqueios e outros atributos que precisam ser levados em conta no cotidiano de um serviço autônomo.

Os dados passarão a ser integrados às plataformas da Intel ao longo deste ano, com o lançamento formal do RoadBook – como sistema de mapeamento e navegação – acontecerá em 2019. Isso também vai significar o compartilhamento de informações com parceiros, como a NavInfo, da China, e o consórcio Here, também focados em mapeamento e implementação para os veículos que se dirigem sozinhos.

A compra da Mobileye pela Intel foi anunciada em agosto do ano passado e custou US$ 15 bilhões para a fabricante de chips. O grande investimento teve a ver, principalmente, com as tecnologias de inteligência artificial e machine learning da empresa, aplicadas, justamente, no sistema REM, no que o CEO Bryan Krzanich, na época, chamou de um dos maiores desafios de engenharia na história da companhia. O anúncio do RoadBook é um dos primeiros frutos dessa empreitada conjunta.

A CES 2018 está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, e vai até o dia 12 de janeiro. O evento é um dos maiores do mundo em divulgação de produtos e novidades para o consumidor, e em sua edição deste ano, uma das grandes vedetes são os veículos autônomos, com anúncios nesse sentido aparecendo em conferências e estandes de praticamente todas as grandes companhias presentes na feira.

Continua após a publicidade

Fonte: CNET