Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o pretinho para pneu usado em lava-rápidos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Agosto de 2022 às 11h00

Link copiado!

Dual Logic/Envato/CC
Dual Logic/Envato/CC

“Passa pretinho?” Quem já levou o carro para dar um trato em um lava-rápido, certamente já respondeu a essa pergunta com um sonoro “sim”. Afinal, o famoso pretinho é o toque final após um belo banho. É o produto responsável por deixar o pneu do carro brilhando como novo.

Mas você sabe o que é, efetivamente, esse produto “mágico” que há tanto tempo é usado nos pneus dos carros? Não? Então vamos revelar a você esse segredo que nem o Mister M (quem é das antigas vai lembrar) divulgou até hoje.

O que é o pretinho para pneu?

Continua após a publicidade

O pretinho para pneu nada mais é do que uma solução utilizada para deixar os pneus dos carros mais brilhantes. Ela pode ser feita de diversas formas diferentes, e também encontrada pronta em lojas especializadas, postos de gasolina e e-commerces, como o Magazine Luiza.

Pretinho de lava-rápidos faz bem ou mal para o pneu?

Apesar de indiscutivelmente deixar o pneu do carro brilhando e muito mais bonito, muita gente questiona se o uso do produto pode, com o passar do tempo, desgastar a borracha e, com isso, fazer mal para o pneu.

Continua após a publicidade

Na verdade, a pergunta tem fundamento, pois, dependendo do material utilizado na composição da fórmula do pretinho para pneu, a borracha pode, sim, se degradar mais rapidamente e começar a apresentar rachaduras, tornando o composto inseguro.

Pretinho para pneu: o que usar e o que não usar

Há uma infinidade de receitas caseiras disponíveis na internet que ensinam como fazer pretinho em casa. Antes de tentar fazer a sua, no entanto, é bom saber o que pode e o que não pode usar para fazer pretinho para o pneu.

Continua após a publicidade

Não pode:

  • Açúcar com café: Apesar desta receita ser muito utilizada, se for feita na proporção errada (com muito açúcar), ela tende a deixar os pneus esbranquiçados. Por isso, deve ser evitada;
  • Coca-Cola: O refrigerante também faz parte de muitas receitas de pretinho para deixar o pneu brilhando, mas, da mesma forma que a anterior, também contém muito açúcar na fórmula e, por isso, não é tão eficaz;
  • Querosene: Derivado do petróleo, se usado em excesso, o querosene tende a ressecar a borracha do pneu. Visualmente, o efeito é bonito, mas o preço a longo prazo pode ficar caro.


Pode:

  • Groselha: Apesar de ter um pouco de açúcar, como algumas das opções acima, o xarope de groselha é bem eficaz para deixar o pneu brilhando, quando usado da forma correta (calma, que daremos as receitas certinhas em outro conteúdo especial);
  • Glicerina: Uma das mais populares e, também, melhores coisas para usar em sua receita para pretinho e deixar o pneu brilhando muito;
  • Nugget: O produto utilizado para engraxar sapatos também é muito popular e eficiente para fazer pretinho;
  • Corante xadrez: Outra excelente indicação é usar a fórmula a base de corante xadrez misturado à cera líquida. É limpo, eficaz e deixa um brilho profissional;
  • Cola branca: Mais barato do que o corante xadrez, a cola branca, igual à usada nas escolas, é bastante durável e tem bom resultado, sem prejudicar a vida útil do pneu.
Continua após a publicidade

Dá para comprar pretinho igual ao dos lava-rápidos?

Não se entusiasmou com as dicas para fazer o pretinho para deixar o pneu brilhando em casa, ou não quer esperar pelas receitas completas que o Canaltech logo logo vai publicar? Então selecionamos abaixo alguns modelos de pretinho para pneu prontos, iguaizinhos aos usados nos lava-rápidos, e que podem ser encontrados no Magazine Luiza.

  • Ecoville
  • Mundial Prime
  • Vonixx
  • Baba de Onça
  • Vintex
  • Casa Limpa
  • Mil Milhas
Continua após a publicidade

Há uma infinidade de opções para quem quiser comprar pretinho para deixar o pneu do carro brilhando, com preços, tamanhos e marcas diferentes. A escolha é sua, canaltecher: colocar a mão na massa e fazer em casa ou, então, resolver o assunto em alguns cliques. Comente conosco em nossas redes sociais o que você vai fazer para deixar seu carro ainda mais bonito.