Citroen Ami, carro elétrico que não precisa de CNH, pode vir ao Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O carro elétrico, independentemente da marca, costuma chamar a atenção pela forte aceleração e o torque imediato, mas o Citroen Ami, que pode ser lançado no Brasil pela marca francesa em um futuro próximo, não tem nada disso. Muito pelo contrário.
O modelo francês é um dos carros elétricos mais lentos do mundo e, na Europa, sequer é considerado como tal, e sim um quadriciclo. Por conta disso, não requer que o motorista tenha uma CNH comum, bastando uma licença conhecida como AM.
A licença AM é oferecida para os condutores que tenham idade mínima de 14 anos (no Brasil seria a partir de 16 anos) e desejam conduzir motocicletas e quadriciclos leves, com potência menor do que 50 cm³. E é nesse módulo que o Citroen Ami se enquadra.
O modelo tem sob o capô uma bateria de 5,5 kWh, que dá a ele autonomia de 70 quilômetros. O motor elétrico, por sua vez, é de apenas 8cv, o que resulta em uma velocidade máxima de 45 km/h.
Citroen Ami é sucesso entre jovens
O simpático carro elétrico (ou quadriciclo, se preferir) é sucesso de vendas na Europa, principalmente entre os jovens, pois é disponibilizado por valores em torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800.
Por conta desse sucesso, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América Latina, confessou ao InsideEVs que pensa em trazer o modelo para o Brasil, mas admitiu que precisa, primeiro, verificar como funcionará a legislação.
Caso seja enquadrado como carro no país, ele teria, obrigatoriamente, que ser equipado com airbag duplo, o que aumentaria o custo e, possivelmente, inviabilizaria seu lançamento por aqui.
"Não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil", comentou a executiva.
Polícia e Autoescolas
O carro elétrico mais lento do mundo também já está sendo utilizado para outras duas funcionalidades bem distintas na Europa. Em parceria com a Sojadis, a Citroen já disponibilizou o modelo para autoescolas, com direito à instalação de pedais de acelerador e freio para o instrutor.
Em Chalki, ilha situada próxima ao Mar Egeu, na Grécia, o modelo faz, oficialmente, parte da frota policial da área. O simpático Citroen Ami foi personalizado para equipar as rondas da Guarda Costeira e da polícia local. Os carros foram locados gratuitamente por 48 meses às autoridades.
Fonte: Citroen, InsideEVs, Aquela Máquina