Publicidade

Novo CEO da Toyota quer “grandes mudanças” para linha de elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Noriak Mitshhashi/Agência N-Rak
Noriak Mitshhashi/Agência N-Rak
Tudo sobre Toyota

Koji Sato, novo CEO da Toyota, que assumirá o lugar de Akio Toyoda no próximo dia 1º de abril, pretende realizar “grandes mudanças” para fortalecer e acelerar a produção de carros elétricos. A ideia, segundo revelou ao pessoal do Automotive Business, é trabalhar fundamentalmente em três frentes.

Sato definiu que suas prioridades são expandir a estratégia de veículos elétricos da montadora, fortalecer as iniciativas ligadas ao desenvolvimento de software e alcançar a neutralidade de carbono na Ásia. O executivo avisou, porém, que não deixará de lado outras diversificações de powertrain, como híbridos, híbridos plug-in e carros movidos a hidrogênio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo Koji Sato, uma solução única não funciona para todos e, por conta disso, não dá para focar 100% das atenções em carros puramente elétricos. "A evolução a que aspira a nossa nova equipe de gestão é transformar a Toyota em uma empresa de mobilidade e, para isso, teremos três temas: Eletrificação, Inteligência e Diversificação".

O segmento 100% elétrico, contudo, terá atenção especial. De acordo com Sato, o primeiro passo para tornar os chamados BEVs mais atraentes para os clientes é “simplificar a estrutura”. Para isso, o CEO avistou que a Toyota terá de mudar drasticamente a forma como faz negócios. “A competitividade e o custo dos BEVs serão um grande desafio”, resumiu.

Nova plataforma para elétricos

Simplificar a estrutura e repensar a forma de fazer negócios passa pela construção de uma nova e dedicada plataforma para carros elétricos do grupo Toyota. A marca pretende vender 1 milhão de carros elétricos até 2030 e, até 2035, ter toda a linha zero emissora de poluentes.

Em evento realizado para apresentar a nova diretoria administrativa da montadora, Sato revelou que a plataforma que será utilizada para a fabricação da nova geração de carros elétricos deve ficar pronta em 2026, e adiantou que a Lexus, marca de luxo do grupo, terá “um papel fundamental” nesta nova fase.