Novo Android Auto terá acesso a streaming, jogos e mais; conheça
Por Lucas Parente |

Pouco tempo depois da Apple divulgar uma atualização significativa no Apple CarPlay, o Google também está anunciando mudanças para o aplicativo de conectividade Android Auto e Google built–in.
- PM "ensina" a transportar bebê reborn no carro e vídeo viraliza; assista
- Volkswagen confirma Golf GTI elétrico; veja o que já sabemos
As novidades desta atualização anunciada pelo Google são inúmeras, mas vale destaque para a adição de aplicativos de mídias integrado à central multimídia do carro, facilitando a reprodução.
Com esta integração, aplicativos de vídeo passarão a ser compatíveis com as centrais multimídia, mas apenas quando o veículo estiver estacionado. A aplicação ficará escura enquanto o carro estiver em movimento e não poderá ser acessada.
Terão diversos reprodutores de vídeo disponíveis, além de recursos como Quick Share, que facilitarão o compartilhamento de arquivos. Serviços de streaming também estarão disponíveis. No entanto, estas funções terão limitação de compatibilidade, funcionando apenas em aparelhos com Android 16 em carros selecionados.
O Google também afirmou que está estudando em permitir apenas o áudio dos vídeos enquanto o carro está em movimento, mas sem uma data para lançamento.
Acesso à internet através de navegadores
Os novos sistemas Android Auto e Google built-in terão mais recursos quando o assunto é acesso à internet. Navegadores poderão ser baixados e utilizados para pesquisas, sites e outros recursos.
Mas, assim como os aplicativos de vídeo, não poderá ser acessado com o carro em movimento. Toda e qualquer funcionalidade de entretenimento terá limitação ao uso.
Há também novidades no Google Play Services, que facilitará a utilização de apps e sites com chave de acesso e gerenciador de senha no próprio carro.
Jogos e introdução do Gemini
Além de plataformas de vídeo e streaming, o Google também planeja introduzir jogos em seus sistemas de multimídia automotiva. Este recurso ainda está em fase beta, mas já poderá ser testado pelos usuários.
Para baixar jogos na central, porém, será necessário ter um aparelho com sistema Android 15 ou mais recente.
Além disso, o Google confirmou mais uma vez a introdução do seu modelo de Inteligência Artificial (IA) Gemini para os carros nos próximos meses. O assistente virtual poderá auxiliar em diversos recursos, como pesquisas, tarefas em aplicativos e até mesmo conversas.
Não há ainda uma data para a chegada do Gemini nas centrais multimídia dos veículos.
Leia também:
- Descontão: 10 carros que estão até R$ 50 mil mais baratos em maio
-
Quanto custam os carros da GAC no Brasil?