Novas regras de segurança incluem até bafômetro no carro
Por Danielle Cassita |

Vai ficar mais difícil para os carros vendidos na América do Sul conseguirem nota máxima de segurança. É que o Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança veicular na região, anunciou que vai começar a implementar regras mais rígidas nos testes com as fabricantes a partir de 1º de janeiro de 2026.
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Entre os itens da nova tabela, estão os conectores para sensores de álcool. Embora não seja um item obrigatório, os carros projetados para receberem estes medidores para detectar se o motorista está embriagado vão ser favorecidos na avaliação.
A nova tabela também inclui os detectores de ponto cego, que passaram a ser os mesmos do EuroNCAP. Finalmente, os carros com alertas de velocidade vão ser favorecidos, recebendo maior pontuação.
Avaliação de segurança nos carros
Basicamente, o principal tópico avaliado agora é o teste de impacto, que explora a rigidez estrutural do carro e passa a exigir nível maior de proteção. Enquanto isso, o chamado pacote Adas, de assistências ativas de segurança, passa a ter papel ainda mais importante.
Aliás, as fabricantes que quiserem melhorar a pontuação dos seus carros vão ter que disponibilizar a partir de 2028 mais equipamentos de segurança, acompanhando o volume total das vendas dos carros. Por isso, recursos como a frenagem autônoma, sistemas de manutenção e permanência em faixa devem estar mais presentes a partir de 2028.
Vale destacar também que a média da nota vai subir todos os anos até 2029 — em outras palavras, vai ficar mais difícil de os modelos alcançarem as cinco estrelas, bem como de mantê-las.
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Fonte: Autoesporte