Publicidade

Nova plataforma para carros elétricos da Volkswagen vai resolver velho problema

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Volkswagen
Divulgação/ Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen lançará, dentro de pouco tempo, uma nova plataforma para desenvolver carros elétricos. E a arquitetura que vem sendo trabalhada deverá resolver um velho problema, não apenas dos modelos da marca, mas do segmento em geral: o tempo de recarga.

Oliver Blume, CEO do grupo, revelou, durante a última reunião com os investidores, que a plataforma elétrica SSP (Scalable Systems Plattform) estará pronta para uso já em 2026, e não em 2028 ou 2029, como vinha sendo especulado.

Segundo o executivo, a SSP, inicialmente projetada para abrigar o Projeto Artemis, da Audi, poderá ser utilizada tanto por carros mais urbanos quanto pelos superesportivos, com potência superior a 1.700cv. O ponto-chave, porém, está na redução do tempo de recarga.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Blume explicou que o tempo médio de 35 minutos para recargas entre 10 e 80%, que hoje caracteriza os carros construídos na plataforma MEB, será reduzido para cerca de 12 minutos na SSP. Além disso, o software 2.0 e a nova arquitetura eletrônica darão aos futuros carros uma direção autônoma nível 4.

Nova plataforma reduzirá custos da Volkswagen

Além de resolver o velho problema da velocidade de recarga em carros elétricos, a plataforma SSP fará com que a Volkswagen também diminua de forma drástica os custos de produção dos veículos.

Segundo Oliver Blume, as novas arquiteturas “são um fator-chave para a lucratividade no futuro”. O executivo explicou que, hoje, elas respondem por até 75% dos custos de um carro elétrico a bateria, enquanto que, no caso dos a combustão, o gasto é de apenas 10%.