Nova geração do BMW X1 chega ao Brasil com versão inédita e mais potente
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O BMW X1 é líder no segmento de SAVs premium (Sport Activity Vehicle, ou, na tradução livre, Veículo de Atividade Esportiva) no Brasil há seis anos e, para manter o bom desempenho, resolveu apostar contra o famoso jargão de que "em time que está ganhando não se mexe".
- Versão elétrica do BMW X1 tem autonomia revelada; veja quanto será
- CES 2023 | BMW i7 é sedan elétrico de luxo com tela gigante para passageiros
A montadora alemã apresentou a nova geração do BMW X1 com mudanças no design e na motorização, além da introdução de uma versão inédita na linha. Agora, a fábrica do grupo localizada em Araquari, Santa Catarina, produzirá três variantes distintas do X1 — sDrive20i X-Line, sDrive20i M Sport e a grande novidade, sDrive18i.
As duas primeiras têm sob o capô a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 com quatro cilindros em linha, 204 cavalos e 30,5 kgfm de torque. Em comparação com a geração atual, a nova apresenta um ganho de 12 cavalos e 2,03 kgfm de torque. Isso resulta em mais desempenho e menor consumo de combustível.
Já a estreante da linha, sDrive18i GP, tem motor 1.5 TwinPower Turbo com três cilindros em linha, que dá ao condutor 156 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. O câmbio escolhido para acompanhar o conjunto mecânico é o Steptronic de 7 marchas, independentemente da versão.
Segundo a BMW, o X1 com motor 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e alcança 236 km/h de velocidade máxima. Em termos de consumo, os números do Inmetro aferiram médias de 10,7 km/l e 13 km/h na cidade e na estrada, respectivamente. A variante 1.8 é ainda mais eficaz, e roda 11,4 km/l em ciclo urbano e 13,5 km/l no rodoviário.
Novo BMW X1 "cresceu e apareceu"
Além de estar mais potente e econômico, o BMW X1 também está maior e mais moderno. A montadora revelou que o SAV cresceu 7 centímetros no comprimento, chegando a 4,50 metros, 2 no entre-eixos, que agora é de 2,69 m, 2 na largura, que chegou a 1,84 m e 5 centímetros na altura, agora de 1,64 metros. O porta-malas tem 476 litros com os bancos em posição normal, mas alcança 1.527 litros com eles rebatidos.
O design também sofreu leves alterações para deixar o modelo mais robusto, com destaque para o novo desenho da grade duplo rim, as inéditas tomadas de ar na dianteira e o conjunto óptico traseiro. As rodas têm design e tamanho exclusivos, e são diferentes para cada versão: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport.
Por dentro, o novo X1 também foi repaginado, e agora oferece o mesmo conceito do BMW iX, SUV inteligente que o Canaltech já testou e aprovou. A nova geração do X1 agora vem equipado com a tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). Além disso, tem sistema de comandos acionados por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-Drive.
Conectividade e segurança
O pacote preparado pela BMW em termos de conectividade e segurança para o novo X1 também segue os moldes do que a montadora alemã vem adotando em seus modelos 100% elétricos. O SAV conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como:
- Chamada de Emergência Inteligente;
- Aviso de manutenção por telemetria;
- Navegação com informação de trânsito em tempo real,
- Portais de notícias, clima e aplicativos;
- Serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação.
A lista de equipamentos conta ainda com Park Assistant Plus, ar-condicionado de três zonas, assistente de condução inteligente (Driving Assistant Plus), alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, head-up display, sistema de som Harman Kardon e carregador para smartphone sem fio.
BMW X1: Preço e disponibilidade
A nova geração do BMW X1 já está à venda nos concessionários da marca em todo o Brasil. São seis opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Phytonic, Verde Cape York, Prata Space e Azul Portimão) e três opções de acabamento interno (Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto).
BMW X1 2023: Versões e preços | |
Versão | Preço |
X1 sDrive18i GP | R$ 296.950 |
X1 sDrive20i X-Line | R$ 328.950 |
X1 SDrive20i M Sport | R$ 349.950 |