Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Neta Auto aumenta “invasão chinesa” e quer fábrica no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Maio de 2024 às 18h45

Link copiado!

Divulgação/Neta
Divulgação/Neta

O Brasil tem tudo para se consolidar ainda mais como maior comprador de carros importados da China, posição que assumiu em março de 2024 e confirmou no último mês de abril, segundo dados da Associação de Carros de Passageiros do país asiático. E o novo “combustível” pode ser a Neta Auto, empresa que faz parte do Hozon New Energy Automobile e é uma das novas marcas que virão para cá.

A Neta Auto ainda não começou a comercializar seus carros eletrificados no país, mas “se apresentou” ao mercado brasileiro nesta terça-feira (28), em evento realizado na cidade de São Paulo. A apresentação deu direito a uma olhadinha rápida em um dos modelos que certamente pintarão por aqui em breve, o Neta GT, já registrado no INPI.

A fabricante chinesa, ao contrário da GWM, que nasceu em 1984, e da BYD, que foi fundada em 2003, é considerada uma startup, pois tem pouco mais de 10 anos de vida. Mesmo assim, já adotou uma estratégia de expansão global ousada, que rendeu à marca 400 mil carros vendidos no período. O Brasil, agora, passará a fazer parte desse plano de crescimento.

Continua após a publicidade

A montadora já está negociando a possibilidade de não apenas trazer seus carros híbridos e elétricos puros para o país, abrindo uma fábrica própria por aqui. O mais provável é que a chinesa acabe comprando a antiga planta da Toyota em Indaiatuba, que terá sua produção deslocada para Sorocaba.

Quais carros a Neta vai lançar no Brasil?

Além do Neta GT, que já está registrado no Brasil, a montadora chinesa pretende lançar outros carros por aqui e, com isso, ir solidificando a base de consumidores para, enfim, tentar abrir sua fábrica própria no país.

Os nomes dos vindouros modelos que entrarão no mercado verde-amarelo não foram divulgados, mas, na China, alguns dos carros mais populares da marca são o Neta Aya, o Neta X e o Neta L, um SUV oferecido em versões híbrida e 100% elétrica que poderia chegar por aqui para encarar tanto o BYD Song Plus quanto o Yuan Plus.

O Neta L tem porte médio, com 4,77 metros de comprimento e 2,81 metros de entre-eixos. A versão híbrida combina um motor 1.5 a gasolina, que atua como gerador das baterias de 30 kWh, a outro elétrico, e a autonomia estimada é de ótimos 1.030 km por ciclo.

O Neta GT, que deve inaugurar a vida da fabricante por aqui, é um coupé 100% elétrico, com duas opções de bateria (64 ou 74 kWh), autonomia entre 550 e 650 km (no ciclo chinês) e potência que varia entre 231 e 462 cv. Não se sabe se ele virá em versão única ou se a Neta trará ambas para cá.