Navio do tamanho de um prédio de 40 andares chega ao Brasil para a COP 30
Por Danielle Cassita |

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, a maior embarcação de guerra da América Latina, atracou em Belém (PA) na quinta (25). A chegada do NAM é uma das ações do Ministério da Defesa em apoio à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que vai ocorrer na capital paraense em novembro.
- HB20 automático em promoção custa o mesmo que Chevrolet Onix manual
- Multa para ciclistas? Entenda o que diz a lei e o que vale na prática
Com 208 metros de comprimento — ou, se preferir, o equivalente a um prédio de 40 andares — e cerca de 20 mil toneladas, o navio deixou o Rio de Janeiro em 13 de setembro com 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos estratégicos da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Em seu interior, estão veículos blindados, helicópteros, mísseis e equipamentos bélicos de grande porte empregados em ações estratégicas de defesa nacional. Parte dos equipamentos vai ficar em Belém para oferecer apoio ao evento, e o restante vai servir para exercícios militares da Operação Atlas, na Foz do Rio Amazonas.
Visita ao maior navio da América Latina
Adquirido da Marinha Real Britânica em 2018, o NAM foi construído na década de 1990 e é a Capitânia da Esquadra Brasileira. O navio pode operar quase 20 aeronaves e foi projetado para controle de áreas marítimas, missões humanitárias, apoio a desastres naturais e mais.
Segundo a Marinha, a embarcação vai ficar aberta à visitação pública no cais da Ocrim na sexta (3) e sábado (4), das 14h às 18h.
Leia também:
- Atitude simpática no trânsito pode render multa; entenda
- Chevrolet derruba preços do Onix, Tracker e Montana por tempo limitado
Vídeo: Aviões que são à prova de radar