Motor elétrico de marca chinesa está prestes a revolucionar mercado automotivo
Por Danielle Cassita |

A Deepal, fabricante chinesa subsidiária da Changan, apresentou em sua conferência anual um novo sistema de propulsão elétrica que promete ser o mais eficiente do mundo. Chamado “Force Super Integrate Electric Drive”, o conjunto promete incríveis 92,59% de eficiência energética.
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
Em seu sistema (que, aliás, lembra a arquitetura adotada pela BYD), a Deepal trouxe em um só conjunto o motor elétrico, a eletrônica de controle, centrais de potência e as unidades auxiliares. Segundo a fabricante, o conjunto chega à densidade de potência de 2,53 kW/kg, o mais alto nível já registrado.
Os recursos fazem parte da Super Range Extender, que combina o sistema elétrico a um extensor de autonomia que, juntos, convertem 1 litro de combustível em até 3,63 kWh de energia elétrica.
Próximos passos
No evento de apresentação, a Changan trouxe um "gostinho" dos seus planos para a Deepal. Em um cronograma ambicioso, a marca quer lançar um novo modelo a cada duas semanas nos próximos dois meses e promete colocar 30 novos veículos nas ruas até 2030.
Entre os destaques está o SUV Deepal L06, o primeiro modelo da categoria com arquitetura de software baseada em chip de 3 nanômetros. Já o Deepal S05 EREX é um SUV híbrido com tecnologia EREV (elétrico com extensor de autonomia), baterias CATL e autonomia estimada em 620 km.
Até o momento, os modelos da Deepal são vendidos apenas na China, onde estrearam no fim de 2024. Futuramente, a Changan planeja a entrada da marca em países europeus.
Leia também:
- Ram Rampage 2026 estreia com preços no chão e muita tecnologia
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
Vídeo: CARREGADOR ULTRA RÁPIDO BYD | SALÃO DO AUTOMÓVEL XANGAI |