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Mitos e verdades sobre o cuidado com carros e motos

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Freepik/Divulgação
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Se você é apaixonado por carros e motos sabe que cuidar da máquina é um bem-estar sagrado. Queremos sempre o melhor para nosso companheiro de asfalto, por isso sempre devemos ficar ligados em sua manutenção e cuidados. 

Porém, nessas horas surgem diversas dúvidas. O amigo indica uma coisa, o mecânico outra, a internet uma terceira... Afinal, o que é realmente necessário observar nas manutenções de seu carro ou sua moto?

Pensando nisso, o CT Auto mostrará a você os mitos e verdades sobre manutenção de carro e moto para você rodar tranquilo e sem preocupações. 

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Precisa esquentar o motor antes de sair? A verdade revelada

Ah, o clássico ritual de ligar o carro ou moto e esperar longos minutos antes de engatar a primeira. Faz sentido, certo? Errado! Esse é um dos mitos mais antigos e persistentes.

  • O Mito: É essencial deixar o motor aquecendo em marcha lenta por vários minutos, especialmente em dias frios, para o óleo circular e proteger os componentes.
  • A Verdade: Nos veículos modernos com injeção eletrônica (a grande maioria hoje em dia), o sistema ajusta a mistura ar-combustível automaticamente. Ficar parado, aquecendo, só gasta combustível e pode até prejudicar componentes como o catalisador a longo prazo.
  • A Dica de Ouro: Ligue o veículo, espere alguns segundos (o tempo de colocar o cinto ou o capacete) e saia dirigindo suavemente nos primeiros quilômetros. O motor e a transmissão aquecem de forma muito mais eficiente (e rápida) em movimento moderado.

Calibragem dos pneus: mais importante do que você imagina

Você para no posto e o frentista pergunta: "Quantas libras?". Muita gente chuta um número ou pede para colocar o que está marcado no próprio pneu. Cuidado, isso pode ser um erro grave!

  • O Mito Comum: A pressão correta é aquela estampada na lateral do pneu.
  • A Verdade Crucial: A pressão indicada na lateral do pneu é a pressão máxima que ele suporta, não a ideal para o seu veículo! A calibragem correta é especificada pelo fabricante do veículo e geralmente está em um adesivo na coluna da porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no manual do proprietário.

Por que isso importa?

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  • Pneus com pressão errada (para mais ou para menos) causam:
  • Desgaste irregular e prematuro.
  • Aumento do consumo de combustível.
  • Comprometimento da estabilidade e segurança (principalmente em curvas e frenagens).
  • Menor conforto ao rodar.

A Dica Prática: Calibre os pneus semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias, sempre com eles frios (antes de rodar ou tendo percorrido menos de 3 km). Use a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, não do pneu.

Gasolina aditivada ou premium: realmente faz diferença no dia a dia?

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Na hora de abastecer, a tentação de colocar aquela gasolina "especial" é grande. Promessas de mais potência, limpeza do motor... Mas será que vale o custo extra para todo mundo?

  • Gasolina Comum vs. Aditivada: A gasolina comum atende às especificações básicas. A aditivada contém detergentes e dispersantes que ajudam a manter o sistema de injeção limpo, prevenindo o acúmulo de sujeira. Para a maioria dos carros e motos de uso normal, usar aditivada regularmente pode ser benéfico a longo prazo para a saúde do motor.
  • Gasolina Premium (Podium, etc.): Essa gasolina tem maior octanagem. Ela só traz benefícios reais para motores de alta taxa de compressão, geralmente encontrados em veículos esportivos ou de luxo, e se o manual do proprietário especificar seu uso. Colocá-la em um motor comum não trará mais potência nem benefícios perceptíveis – é jogar dinheiro fora.
  • A Verdade Simples: Siga o manual do seu veículo! Se ele pede gasolina comum, a aditivada é uma boa opção para limpeza. Se ele exige gasolina de alta octanagem (premium), use-a. Usar premium sem necessidade não melhora o desempenho.

Desmistificar essas crenças populares é o primeiro passo para uma manutenção mais eficiente e econômica. Fique atento, questione as "dicas milagrosas" e cuide bem do seu veículo baseado em informação de verdade!

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