Mercedes-Benz lança SUV elétrico compacto EQA por R$ 480 mil; veja os detalhes
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Mercedes-Benz segue sua ofensiva no mercado de carros elétricos e trouxe mais um modelo para o Brasil: a versão zero emissão do seu SUV compacto, o GLA. Chamado de Mercedes EQA 250, o carro chega para preencher uma lacuna importante no seu portfólio eletrificado e já mira uma bela concorrência em um segmento dominado pela Volvo.
- Quanto custa um Mercedes-Benz?
- Mercedes lança sedan híbrido com tecnologia de Fórmula 1 e consumo de 1.0
O grande destaque do Mercedes EQA 250 é sua autonomia. A bateria de ótimos 66,5 kWh, produzida pela própria montadora, rende 496km de alcance no ciclo WLTP, aquele em que é privilegiado o trajeto urbano. Caso o usuário utilize o SUV elétrico essencialmente na cidade, é possível rodar até um pouco mais. As células, aliás, suportam carregamento rápido por meio de corrente contínua (até 100 kWh).
E para levar o SUV elétrico, foi escolhido um motor elétrico dianteiro de 190cv e 39,2 kgf/m de torque que, segundo a montadora, leva o EQA 250 de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. A Mercedes explica, porém, que o bom desempenho do SUV também ocorre devido a ajustes de aerodinâmica e design.
Segundo a montadora, o carro leva um sistema de controle de ar de refrigeração completamente fechado na parte superior, o para-choques dianteiro e traseiro aerodinamicamente são mais eficientes, a parte inferior da carroçaria é mais suave, as rodas especialmente optimizadas e os spoilers das rodas dianteiras e traseiras especificamente adaptados. Tudo isso levou o coeficiente aerodinâmico para apenas 0,28.
Além disso, uma bomba de calor faz parte do sistema de gerenciamento térmico. A técnica de reutilização do calor residual do sistema de acionamento elétrico aumentou a eficiência energética e térmica e, com isso, deu ao SUV essa autonomia de quase 500km.
Sobre o design, é bom dizer que ele sofreu ajustes com relação ao modelo a combustão, com novos elementos de LED, modificações no para-choque e rodas especiais para carros elétricos.
Muito tecnológico
Com não poderia deixar de ser, o Mercedes EQA 250 vem bem recheado do ponto de vista tecnológico. De série, ele é equipado com um pacote de assistentes de condução e segurança com os seguintes itens:
- Assistente ativo de distância DISTRONIC (piloto automático adaptativo)
- Assistente ativo de direção
- Assistente ativo de frenagem
- Assistente ativo de manutenção de faixa
- Assistente ativo de ponto cego
- Assistente de tráfego cruzado
- Assistente de aviso de desembarque
O SUV também está equipado com o ecossistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), disponível na central multimídia de 10,2 polegadas. Segundo a marca, ele possui processamento de computador topo de gama, com gráficos e telas de alto padrão. Tudo, claro, pode ser ativado por comandos de voz com a frase "Olá, Mercedes".
No caso específico da linha de carros elétricos, esse sistema multimídia também traz os aspectos mais importantes do funcionamento do carro, como o fluxo de energia das baterias, a regeneração e os modos de condução. O cluster digital está alocado na mesma peça da multimídia, dando mais amplitude e possibilidades de personalização.
Mercedes EQA 250: Preço e disponibilidade
As primeiras unidades do EQA 250 começaram a desembarcar no Brasil vindas da Alemanha e são vendidas pelo preço sugerido de R$ 480.900.