Publicidade

Leapmotor mostra primeiros carros no Brasil; veja preços e versões

Por  |  • 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Leapmotor é uma fabricante chinesa de carros que nasceu em 2015 e, recentemente, passou a ter a Stellantis como sócia majoritária. Nesse dia 4 de novembro, a marca estreia oficialmente no Brasil, com a confirmação dos dois primeiros carros do portfólio: o B10, SUV compacto, e o C10, SUV grande, que terá duas versões.

A reportagem do CT Auto esteve presente ao evento em Campinas, no interior de São Paulo, para conversar com os executivos, conhecer de perto os modelos que em breve estarão nas lojas do país e, de quebra, experimentar as duas versões do C10, SUV grande que oferecerá motorização 100% elétrica ou ultra-híbrida, com tecnologia REEV (Range Extended Electric Vehicle).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ideia de Fernando Varela, vice-presidente da marca na América do Sul, é ousada: o executivo quer fazer dos carros da marca chinesa uma porta de entrada segura e acessível para quem, hoje, não tem condição de entrar no segmento.

“Este é o primeiro capítulo de uma história de pioneirismo que a nossa marca, junto com Stellantis, irá construir no Brasil em uma estratégia de longo prazo para a região. Inovação faz parte da Leap e vai estar em cada um dos pontos da democratização da eletrificação para o mercado brasileiro”, prometeu. Fernando Varella aposta em "democratização" da eletrificação com SUVs da Leapmotor (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Tecnologia REEV é trunfo para “democratização”

Embora tenha apresentado no palco do evento dois modelos distintos de SUVs, o B10 e o C10, o foco da Leapmotor ficou reservado para o SUV grande, já que o compacto contará com um lançamento exclusivo no final de janeiro de 2026.

Em relação ao C10, a principal novidade fica por conta da tecnologia embarcada na versão super-híbrida: a REEV. Segundo os executivos da marca, ela é a chave para a democratização do segmento, pois “é uma tecnologia que vai transitar de forma sólida na América Latina”.

A apresentação técnica da marca deixou claro que o grande diferencial em relação aos híbridos convencionais é que a tração do C10 REEV é sempre elétrica, independentemente do nível de carga da bateria.

Esse ponto, de acordo com a Leapmotor, garante sempre a mesma experiência, conforto e performance, sem gargalos nos momentos de transição entre motores dos híbridos
tradicionais.

Continua após a publicidade

O motor a combustão presente no sistema é 1.5 16V aspirado de Ciclo Atkinson, mas a potência não foi divulgada, já que ele não traciona as rodas em nenhuma situação, pois foi projetado para trabalhar exclusivamente como gerador, ora alimentando o motor elétrico de tração, ora recarregando as baterias do sistema. O C10 com motorização hiper-híbrida oferece 4 modos de energia específicos, pensados para atender diferentes demandas na hora da condução.

  • EV+: prioridade máxima no uso da bateria, com acionamento do motor a combustão quando a bateria alcança um nível mínimo de carga.
  • EV: recomendado para o uso urbano no dia a dia, prioriza o uso da bateria, com acionamento eventual do motor a combustão se necessário.
  • Combustível: recomendado para viagens, faz a otimização da energia da bateria e motor a combustão para entregar a melhor autonomia possível.
  • Power+: aciona instantaneamente o motor gerador, para momentos nos quais é necessário garantir energia para a bateria.

B10 e C10: como são os SUVs da Leapmotor?

Apresentado praticamente como um “Easter egg”, já que só chegará efetivamente ao mercado em 2026, o Leapmotor B10 é um SUV médio 100% elétrico, que a marca chinesa da Stellantis colocará para competir com BYD Yuan Plus, Omoda 5 e GAC Ayon Y.

Continua após a publicidade

O B10 é o primeiro carro da marca a utilizar a mais nova plataforma 3.5 da Leapmotor, que centraliza o controle de sistemas de bateria, motor elétrico, ADAS e plataforma em apenas uma unidade de comando. Para gerir este sistema está o chip Snapdragon 8155 da Qualcomm, que garante respostas mais rápidas e uma melhor condução.

O B10 tem porte semelhante ao de um Jeep Compass, linguagem visual característica da marca, carroceria com poucas curvas, muitos vincos, faróis afilados e lanternas traseiras interligadas.

A Leapmotor ainda não divulgou todos os detalhes ou versões do SUV que virão ao Brasil, mas, na China, há um modelo com motor elétrico traseiro de 218 cv e 24,5 kgf/m, além de duas opções de bateria: com 56,2 kWh para rodar até 380 km (WLTP) e 67,1 kWh para rodar até 460 km (WLTP).

Continua após a publicidade

Como é o Leapmotor C10?

Estrela do evento de apresentação da Leapmotor ao mercado brasileiro, o C10 será lançado por aqui em duas versões: BEV e Ultra-Híbrida com tecnologia REEV. A primeira terá na mira competidores de peso, como o BYD Song Plus, o GWM Haval H6 PHEV19 e o Jaecoo 7. A versão 100% elétrica, por sua vez, pretende brigar com BYD Yuan Plus, GAC Aion Y e Geely EX5.

O Leapmotor C10 é um SUV de porte grande, com tamanho similar ao do Jeep Commander, também vendido sob a aba da Stellantis no Brasil. As dimensões do utilitário chinês são as seguintes: 4,73 m de comprimento x 1,90 m de largura x 1,68 m de altura x 2,82 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade

O design ostenta poucos vincos na carroceria, mas exibe um conjunto óptico que chama a atenção tanto na parte dianteira quanto na traseira. A curiosidade é que não há grade na frente do carro, mas faróis interligados por uma barra que são alinhados ao capô. Nas laterais, a ausência de vincos também é uma forte característica, e acompanha o que outras marcas que já trouxeram carros da Ásia para o Brasil adotaram como parte do estilo visual.

Por dentro, a marca adotou um estilo minimalista. Segundo André Fonseca, responsável pelo design interior do C10, “cada detalhe foi pensado para oferecer o que realmente importa”. Uma curiosidade fica por conta das saídas de ar, que são invisíveis.

Todas as funções podem ser monitoradas ou controladas diretamente pela central multimídia Leap One de 14,6 polegadas, incluindo ajustes nos modos de condução,
energia, climatização, áudio, espelhos retrovisores e cenários personalizados.

Continua após a publicidade

Preços e previsão de lançamento

Quando chegam e quanto vão custar os carros da Leapmotor no Brasil? A marca chinesa pertencente ao Grupo Stellantis resolveu adotar uma estratégia agressiva para seus lançamentos no país.

De acordo com o que foi passado na apresentação dos modelos, o Leapmotor C10, que chega antes do fim de 2025, terá os seguintes preços:

  • Leapmotor C10 BEV: R$ 189.990,00
  • Leapmotor C10 REEV: R$ 199.990,00
Continua após a publicidade

Já o Leapmotor B10, compacto 100% elétrico que terá todos os seus detalhes revelados no fim de janeiro de 2026, chegará custando R$ 172.990,00.

Leia também:

Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva

Continua após a publicidade