Leapmotor C10 | Conheça o carro elétrico que a Stellantis lançará no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Leapmotor C10 será o primeiro carro elétrico que a Stellantis lançará no Brasil após a criação da joint venture com a fabricante chinesa. O modelo só deverá chegar por aqui em 2025, mas nunca é cedo demais para conhecer o que uma das montadoras mais tradicionais do país está preparando para o consumidor brasileiro.
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Registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em setembro de 2023, o C10 chegou há pouco tempo no mercado chinês e, até por conta disso, a Stellantis não deverá acelerar o passo para lançá-lo por aqui.
A principal característica dos carros da Leapmotor em sua terra natal é o preço, competitivo desde os mais básicos, como o T03, que também virá ao Brasil para brigar com os modelos de entrada da BYD. O C10 não foge dessa característica e, no mercado local, tem preços partindo do equivalente a R$ 91,5 mil.
O primeiro mercado fora da China a receber o carro elétrico que a Stellantis lançará no Brasil será o europeu, mas a montadora dona de marcas como Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën ainda não definiu em quais países exatamente oferecerá o modelo da joint venture.
Como é o Leapmotor C10?
De acordo com os dados registrados no INPI, o Leapmotor C10 é um SUV de porte grande, com tamanho similar ao do Jeep Commander, também vendido sob a aba da Stellantis no Brasil. As dimensões do elétrico chinês são as seguintes: 4,73 m de comprimento x 1,90 m de largura x 1,68 m de altura x 2,82 m de entre-eixos.
O design segue a de outros SUVs de origem chinesa, com poucos vincos na carroceria, mas um conjunto óptico que chama a atenção tanto na parte dianteira quanto na traseira. A curiosidade é que não há grade na frente do carro, mas faróis interligados por uma barra que são alinhados ao capô.
Nas laterais, a ausência de vincos também é uma forte característica, e acompanha o que outras marcas que já trouxeram carros da Ásia para o Brasil adotaram como parte do estilo visual.
Na parte traseira, os destaques ficam por conta das grandes lanternas, que também são interligadas por uma faixa horizontal. Há ainda a presença de dois defletores, sensores de estacionamento e câmera de ré.
Tecnologia e conectividade
Por dentro, o acabamento do Leapmotor C10 é minimalista, mas bastante caprichado, com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma grande tela multimídia, de 14,6 polegadas. As entradas de ar ficam embutidas entre as camadas do painel e tornam o visual mais limpo.
Os bancos dianteiros do C10 contam com ajustes elétricos, algo que não é muito comum de ser oferecido nos modelos brasileiros, especialmente nos que não se encaixam no segmento premium.
O pacote tecnológico também é recheado. Ele conta com diversos itens de assistência à condução, graças a um sensor LiDAR frontal, 12 ultrassônicos, 12 câmeras e 5 radares. O sistema funciona em uma arquitetura batizada de Heracles pela marca.
Leapmotor C10 : motorização e autonomia
O Leapmotor C10 é oferecido lá fora em duas versões, uma híbrida e outra 100% elétrica, mas, a princípio, apenas a variante pura do SUV deve ser trazida ao Brasil pela joint venture que tem a Stellantis como principal acionista.
A variante que deve pintar por aqui em 2025 conta com um motor elétrico de 231 cv de potência e 32,6 kgf/m de torque, que pode oferecer autonomia de 410 km ou 530 km por carga no ciclo chinês, dependendo da capacidade das baterias (52,9 kWh ou 69,9 kWh).
O Leapmotor C10 híbrido conta com um powertrain formado pelo mesmo motor elétrico, mas que trabalha em companhia de um propulsor a 1.5 a combustão de 95 cavalos para gerar energia. Nessa configuração, o alcance do SUV é estendido para cerca de 1.190 km, com autonomia elétrica de 210 km, também no ciclo chinês.
Quanto custa o Leapmotor C10?
Na China, o Leapmotor C10, que em breve será trazido ao Brasil pela Stellantis, tem versões que custam a partir do equivalente a R$ 91,5 mil.
A variante mais cara, que conta com motorização híbrida, alcance estendido e pacote mais completo de recursos autônomos, por sua vez, sai a partir de 168,8 mil yuans, cerca de R$ 120 mil na conversão direta, sem impostos de importação.