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Koenigsegg inventa motor elétrico minúsculo e que entrega potência absurda; veja

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2022 às 14h30

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Divulgação/ Koegnisegg
Divulgação/ Koegnisegg

A fabricante sueca de hipercarros Koenigsegg anunciou a criação de um motor elétrico que promete revolucionar o mercado: o Quark. O propulsor pesa apenas 30kgs, cabe em uma mochila e entrega impressionantes 300cv e 61,1 kgf/m de torque.

Esse motor foi pensado não apenas para a instalação em carros elétricos ou híbridos, mas também em carros voadores, embarcações e demais projetos de locomoção que demandem um trem de força forte e compacto como o Quark.

Segundo a Koenigsegg, o componente tem esse desempenho devido à sua tecnologia de fluxo axial e radial, apelidada de "Raxial". Com isso, o propulsor consegue distribuir melhor o torque gerado em seu conjunto de engrenagens e aliar o eletromagnetismo a uma melhor manutenção térmica, o que gera essa eficiência.

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A empresa explica que o Quark é derivado do conjunto de motores elétricos de um de seus carros esportivos híbridos, o Koenigsegg Gemera, que rende mais de 1.700cv quando seus propulsores a combustão e zero emissão trabalham juntos.

Para chegar a esse peso e tamanho compactos, András Székely, líder de desenvolvimento de motores elétricos, explica quais materiais foram utilizados e a maneira que o Quark foi construído:

"Construímos o eixo dentro do Quark com aço 300M usado no automobilismo e na indústria aeroespacial. O resfriamento direto foi escolhido por sua maior eficiência e design compacto. Já o rotor usa a renomada tecnologia de fibra de carbono oca Koenigsegg Aircore Não apenas superamos o desafio dos requisitos do trem de força do Gemera, mas também superamos as metas de torná-lo mais leve e menor do que qualquer motor elétrico desta classe".
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A Koenigsegg deve começar a utilizar o Quark em seus próximos carros, mas não descarta vendê-lo para outros mercados. Por sua enorme potência e torque, ele acaba se tornando o motor ideal para carros esportivos híbridos plug-in, já que é capaz de movimentá-los nos momentos de baixa velocidade.

Fonte: Koenigsegg