Impasse pode atrasar chegada da nova geração do Jeep Compass
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Jeep, uma das principais marcas do Grupo Stellantis, tem planos para recolocar o Compass entre os SUVs médios mais vendidos do Brasil. Para isso, porém, precisa resolver um impasse em relação à plataforma em que a nova geração do utilitário será desenvolvida.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 5 motivos para comprar o Jeep Compass Blackhawk
- 5 motivos para não comprar o Jeep Compass Blackhawk
A ideia, a princípio, seria que a nova geração do Compass utilizasse a SLTA Medium, que estreou na Europa com o Peugeot 3008 e tem flexibilidade para gerar sedans e SUVs de tamanhos distintos — entre 4,30 metros e 4,90 m—, além de também aceitar motores eletrificados.
O problema é que essa plataforma não atende por completo alguns pontos desejados pela Jeep, que deseja manter o Compass como um SUV robusto, com tração 4x4 e 4x4 Low (reduzida), fundamental para quem está no segmento off-road.
Por conta disso, a Jeep estaria estudando a possibilidade de fabricar o novo Compass na plataforma Small Wide, hoje utilizada por Commander, RAM Rampage e Fiat Toro, entre outros modelos que não são vendidos no Brasil.
Base velha em carro novo?
O problema da Small Wide é que ela é uma plataforma antiga, utilizada desde 2010 e, por conta disso, não oferece a mesma flexibilidade de tamanho e de motorização. Essa limitação é o motivo pelo qual a Jeep tentará convencer os executivos da marca a apostarem na SLTA Medium e investir nas mudanças necessárias para abrigar o novo Compass.
Independentemente do impasse, a ideia da Jeep é lançar a nova geração do SUV médio entre o fim de 2026 e o início de 2027 de forma global, inclusive para o mercado verde-amarelo.