Hyundai Creta "muda drasticamente" e ganha motor 1.6 turbo na linha 2025
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
A Hyundai assumiu totalmente o controle da operação nacional, tanto dos modelos fabricados em Piracicaba (SP), quanto dos importados (antes com o Grupo Caoa) e, com isso, está numa ofensiva de atualização de gama e lançamentos. Agora é a vez de mudar totalmente o SUV compacto Creta Nova Geração, que estreia no dia 9 de outubro, como linha 2025, trazendo visual e motorização inéditos. Preços partem de R$ 141.890.
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Antes da estreia do compacto, a sul-coreana havia anunciado o SUV grande de luxo Palisade, além do elétrico Ioniq 5.
Creta muda "drasticamente"
Lançado em 2021 e fabricado no Brasil, o Creta Nova Geração ainda pode ser achado nas lojas em 8 versões, com valores que vão de R$ 142 mil a R$ 188 mil. Além disso, a geração anterior segue à venda, atraindo sobretudo vendas de atacado, como frotas e PJ, partindo de R$ 122 mil.
Tudo isso muda. Ou quase. Agora, a Hyundai diz que está "renovando drasticamente" seus modelos e linha de atuação no mercado, algo que pode ser visto com o Novo Creta, que chega como linha 2025. Além de mudar o modelo principal, a Hyundai vai aposentar o anterior de vez, para "não confundir mais o consumidor e iniciar uma nova história do Creta", segundo Thiago Marques, que veio da Jaguar Land Rover para assumir a supervisão de produtos da marca.
Mas o patamar de preços será o mesmo. Para Marques, é uma forma de não assustar o cliente que está considerando a compra já há algum tempo, nem alterar o posicionamento de mercado do Creta.
Falando de estilo, a Hyundai do Brasil segue a Ásia e confirma flagrante recente. Assim, o Novo Hyundai Creta parece mais largo, por conta de horizontalidade de grade e da nova assinatura visual de faróis, enquanto a antiga versão era era mais vertical.
A nova frente tem linha de faróis de LED renovados (luzes de posição em forma do sinal de aspas, com barra central iluminada), grade frontal em camadas e para-choque em estilo caixote, com skid-plate cinza.
Aliás, essa dianteira nova conversa com a traseira, grande crítica ao visual atual. Lanternas de LED que correm de lado a lado da traseira são sublinhadas por nova tampa traseira e pelo para-choque mais robusto, também com skid-plate.
Segundo a Hyundai, esta filosofia visual se chama seamless lights, justamente por parecer que a iluminação percorre o carro de lado a lado.
Muda também a versão N-Line, esportivada, agora com visual próprio. À frente, máscara em preto brilhante para abrigar a área dos faróis, grade exclusiva menor e para-choque dianteiro mais amplo. Atrás, para-choque diferente, saia esportiva e dupla de escapes.
Na lateral, a silhueta se mantém denunciando tratar-se do mesmo carro, apesar de novas rodas de liga leve, dependendo da versão.
Mudar para seguir vendendo
Apesar de manter base construtiva e de tecnologia, a Hyundai trata o novo Creta como outra geração.
"É necessário fazer mudanças, trazer novidades, manter a robustez e o nível de equipamentos, mas agora com maior refino, tanto no exterior quanto no interior da cabine para seguir vendendo", Rodolfo Estopa, diretor de produto da Hyundai.
É o próprio executivo que classifica a mudança do Creta como "drástica", uma vez que o modelo só está à venda há 3 anos, mas por entender que o "mercado está cada vez mais dinâmico, com mais novidades, então se não mudarmos mais, vamos perder espaço".
Com isso, esperam seguir lutando palmo a palmo pela liderança do segmento de SUVs que tem o Volkswagen T-Cross como expoente, com 55.362 unidades emplacadas de janeiro a setembro de 2024, segundo a Fenabrave.
Com as novidades, a Hyundai espera terminar o ano de 2024 com cerca de 48 mil unidades emplacadas apenas da Nova Geração. Atualmente, o modelo já tem 48.937 unidades vendidas, mas esse dado inclui também vendas do Creta original.
Versões e equipamentos do Novo Creta
Agora, apenas 5 versões do Creta serão mantidas. A base de equipamentos é a mesma do Creta Nova Geração, lançado em 2021, com rodas de liga-leve de 16 polegadas, farol automático com DRL em LED, sensor traseiro e câmera de ré, além de painel multimídia de 8 polegadas. Na segurança, 6 airbags, sensor de pressão de pneus e piloto automático com função Stop&Go são de série.
Mas há novidades, que serão distribuídas ao longo da gama. São elas:
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Novo Creta Comfort 1.0T: R$ 141.890
Ganha painel de instrumentos em tela digital (TFT) de 7 polegadas, além de luz de ambiente de LED na cor ambar.
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Novo Creta Limited 1.0T: R$ 156.490
Adiciona ar-condicionado digital de 2 zonas e sistema Bluelink (liga a multimídia do carro ao app de celular, além da central de monitoramento 24h, com conciérge, agora com 5 anos de gratuidade do serviço).
Rodas diamantadas de 17 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, carregador de celular por indução e sistema Adas seguem do modelo atual.
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Novo Creta Platinum 1.0T: R$ 172.690
Ganha controle de cruzeiro adaptativo, além de tela multimídia de 10,25 polegadas, montada em uma só peça com o painel de instrumentos.
Mantém do Creta atual o teto solar panorâmico, revestimento de couro marrom, câmeras 360 graus e sensor dianteiro, freio de estacionamento eletrônico e seletor de modos de condução.
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Novo Creta N-Line 1.0T: R$ 182.090
Visual exclusivo tem grade, para-choque, saias laterais, dupla ponteira de escape, rodas de 17 polegadas, pedaleiras, bancos de couro preto com costuras vermelhas, manopla de câmbio e volante N-Line, além de luz ambiente vermelha, diferentes dos das demais versões. Traz ainda faróis Full LED.
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Novo Creta Ultimate 1.6T: R$ 189.990
Além do novo motor, ganha ajuste elétrico de assento e encosto para o banco do condutor (altura ainda é manual), retrovisor interno eletrocrômico, revestimento cinza em 2 tons, rodas diamantadas aro 18, além de sistemas de segurança com assistentes de centralização e manutenção de faixa, assistente de desembarque seguro e assistente de tráfego cruzado na traseira.
Novas cores
São 7 cores na paleta do novo Creta: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Azul Sapphire, Cinza Silk e a inédita Cinza Shadow, sendo que as quatro últimas podem ter acabamento "Dual Tone", com teto preto.
No interior, as versões de base têm revestimento de tecido preto, enquanto a esportivada N-Line usa couro preto com costuras em vermelho. No topo, a versão Platinum vai usar revestimento na cor Tan (caramelo), enquanto a Ultimate tem painéis e bancos de couro em dois tons de cinza.
Novo Hyundai Creta aposenta velho motor 2.0
O motor Kappa 1.0 TGDI (turbo, flex) segue com 120 cavalos e 17,5 kgf/m, mas foi recalibrado para ter melhores índices de emissão de poluentes, bem como de consumo, Segundo a Hyundai, o ganho é de 6% na medição rodoviária, na comparação com o Creta atual. A média de consumo urbana será de 8,4 km/l (etanol) e 12,4 (gasolina), enquanto a rodoviária vai a 9 km/l (e) e 12,7 km/l (g).
Já o inédito motor Gamma II 1.6 TGDI (turbo) usa apenas gasolina, mas já atende ao ciclo L8 do Proconve, sendo até 9% mais eficiente que o atual motor 2.0 aspirado, de acordo com a Hyundai. São 11,9 km/l de consumo na cidade, passando a 13,5 km/l na rodovia.
A marca também vai vender a ideia de que este é o motor mais potente da categoria com 193 cv e 27 kgf/m, velocidade máxima de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 s.