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Honda quer colocar câmbio manual em carros elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Honda/Divulgação
Honda/Divulgação

A Honda Motor anunciou nesta terça-feira (9), em Tóquio (Japão), uma série de tecnologias que vão compor sua plataforma de veículos elétricos Honda 0 Series. Essa nova base de eletrificação será global e terá os primeiros modelos lançados em 2026. Mas rumores dão conta que, dentre as novidades, há uma no mínimo curiosa: o câmbio manual para carros elétricos.

Oficialmente, a Honda 0 Series prevê 7 modelos eletrificados "esguios, leves e inteligentes", abrangendo modelos compactos, médios e de grande porte, que serão lançados entre 2026 e 2030.

De acordo com a Honda, os modelos terão em comum balanços dianteiro e traseiros mais curtos, centro de gravidade e baixa inércia. Para ajudar, serão usadas baterias mais finas e mais leves; um novo conjunto chamado e-Axle, que reúne gerador e câmbio em escala compacta; além de nova tecnologia de fabricação de assoalhos, que vai abrigar os componentes mais pesados de eletrificação em local mais baixo e resistente da carroceria.

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E o câmbio manual?

Além de todas essas novidades, um dos engenheiros da Honda teria afirmado que a marca também está desenvolvendo um sistema de câmbio manual para a nova linha de elétricos.

Carros elétricos não precisam de câmbio, porque despejam todo o torque de forma instantânea quando o condutor pisa no acelerador — tudo isso graças a sistemas de gerador/inversor. Mas o uso de câmbio simulado ajuda na adaptação de motoristas à velocidade e força do conjunto elétrico. 

No caso da Honda, o sistema teria até mesmo trembulador e pedal de embreagem, mas o funcionamento real é baseado em software, que controla o e-Axle, para simular a sensação de troca de marchas.

Na prática, seria algo bem parecido (mas com pedal de embreagem) com a solução de câmbio automatizados, adotados no Brasil nos anos 2000 por fabricantes como Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault.

Também seria uma resposta à solução utilizada pela Hyundai no elétrico esportivo Ioniq 5N, que tem 609 cv de potência e torque imediato de 75,5 kgf/m.

O modelo sul-coreano não tem pedal de embreagem, mas usa software para simular um câmbio automático de dupla embreagem e 8 marchas. Segundo a fabricante, tudo para dar sensação de diversão e esportividade.

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Voltando à plataforma Honda 0 Series, a marca japonesa prevê cinco pontos em comum entre os novos modelos:

  1. Design chamativo
  2. Sistemas de assistência avançada ao motorista (Adas), bem como de direção autônoma para segurança e conforto ao motorista
  3. Uso de tecnologias conectadas e internet das coisas (IoT)
  4. Sensação de prazer ao dirigir e unidade com o veículo
  5. Excelente eficiência elétrica

Fonte: The Drive