Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honda anuncia criação de divisão exclusiva para carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Janeiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Honda
Divulgação/Honda

A Honda está comprometida em alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e, para isso, anunciou uma importante mudança em sua estrutura organizacional e operacional, focada na eletrificação da linha. Agora, além da recém-criada Afeela, joint venture com a Sony, a montadora japonesa também terá uma divisão exclusiva para fabricação de carros elétricos.

Segundo comunicado divulgado no site global da empresa, as mudanças começarão a ser implantadas em 1º de abril de 2023 “para acelerar ainda mais seu negócio de eletrificação e criar novo valor, alavancando sua ampla e expansão da gama de produtos e serviços de mobilidade”.

Continua após a publicidade

A Honda também passará a definir quais modelos serão lançados em cada mercado, com linhas dedicadas exclusivamente aos Estados Unidos e outras pensadas mais para atender à demanda da Europa e parte da Ásia. No primeiro caso, encaixam-se carros de médio e grande porte, que também podem servir para a China, enquanto no segundo cenário estariam presentes carros mais compactos.

Pontos focais da mudança da Honda

As mudanças anunciadas pela Honda estão centradas em três pontos focais.

1. Criação das Operações de Desenvolvimento de Negócios de Eletrificação

Continua após a publicidade

De acordo com a montadora, esta operação “consolidará a estratégia de negócios e as funções de desenvolvimento de produtos BEV dos negócios automotivos e as funções de estratégia e desenvolvimento relacionadas à eletrificação dos negócios de motocicletas e produtos de energia para fortalecer e acelerar ainda mais os negócios de eletrificação da Honda”.

2. Reorganização das operações regionais

A mudança organizacional fará com que a Honda reduza de seis para três as operações regionais (América do Norte, China e regiões associadas).

“Com essa mudança, a Honda executará estratégias de eletrificação e fortalecerá as operações para cada região com base em sua estratégia global”, explicou a empresa.

Continua após a publicidade

3. Reorganização das Funções

A Honda informou que serão criados departamentos chamados Operações de Estratégia Corporativa e Operações de Administração Corporativa .

De acordo com a montadora, as operações de Estratégia Corporativa "fortalecerão ainda mais as iniciativas da Honda na formulação, execução e comunicação de suas estratégias corporativas voltadas para a criação de novos valores, e as Operações de Administração Corporativa buscarão a otimização total dos recursos corporativos, alinhada à estratégia corporativa”.