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Governo quer imposto para taxar carros elétricos por peso

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Xb100/Freepik/CC
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A transição da frota global de carros a combustão para os elétricos pode até ser necessária para o meio-ambiente, mas, se depender das ações de alguns governos, não será tão rápida assim.

Enquanto no Brasil a volta da alíquota da importação complicou os planos de muita gente, no Canadá há um projeto em estudo para que um novo imposto seja criado exclusivamente para os carros elétricos.

O motivo alegado é que eles são mais pesados do que os a combustão, já que contam com um robusto sistema de baterias e, por conta disso, são mais prejudiciais às vias da cidade.

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Apenas para efeitos de ilustração, vale pontuar que um JAC E-JS4, SUV 100% elétrico, pesa 1.680 kg, enquanto o T-60 Plus Turbo, seu irmão a combustão, aponta apenas 1.365 kg quando “sobe na balança”. De acordo com os governantes, esse peso extra é prejudicial às vias e, por isso, precisa ser compensado de alguma forma.

A forma sugerida pelo Ministro das Finanças de Alberta, Nate Horner, e por parte do governo é a cobrança de um imposto anual de US$ 200 pelo peso extra. Segundo os defensores do tributo, a receita poderia girar em torno de US$ 1 milhão por ano e seria destinada às melhorias e manutenções nas vias da província.

O valor, segundo o governo, é equivalente ao que o dono de um carro a combustão paga anualmente em impostos inseridos nos combustíveis, algo não aplicável para quem faz uso de veículos elétricos.

Novo imposto pode reduzir vendas

O outro lado da moeda, ou seja, quem está preocupado com a possível criação de um novo imposto exclusivamente para carros elétricos, tem uma visão bem diferente da exposta pelo ministro da província de Alberta.

Segundo Brian Kingston, presidente da Associação Canadense dos Fabricantes de Veículos, o tributo será prejudicial para as metas de transição energética da frota do país, pois inibirá as vendas de carros elétricos.

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Kingston alegou que já há barreiras financeiras suficientes para dificultar a popularização dos carros elétricos, e a chegada de mais um imposto específico sobre eles tornará ainda mais inviável a transição da frota.

A previsão é que o novo tributo entre em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Para isso, porém, antes ele precisa passar pela aprovação dos setores responsáveis do governo de Alberta.