GM prepara motor turbo mais potente para o Chevrolet Onix
Por Leo Alves |

O Chevrolet Onix está em seu sexto ano na segunda geração, e até aqui nenhuma grande mudança foi feita no modelo. Isso vai mudar em breve, já que uma reestilização para o hatch e o sedã está a caminho. No entanto, antes das mudanças visuais, a GM prepara uma mudança mecânica para a sua família de compactos no Brasil.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- BYD está no top 10 de montadoras que mais vendem carros no mundo
- 5 dicas para viajar com carros elétricos no Brasil
Segundo apurações da Quatro Rodas, o Onix hatch e o Onix Plus vão receber um motor 1.0 turbo com injeção direta. Atualmente, o propulsor utilizado nas versões mais completas dos dois modelos utiliza uma injeção indireta, o que reduz a entrega de potência.
Porém, em breve isso será mudado. A alteração deve acontecer na virada do ano, enquanto a reestilização dos dois modelos vai ficar para o primeiro trimestre de 2025, ano em que a General Motors celebra 100 anos de atuação no Brasil. Por isso, são esperadas grandes celebrações para o grupo estadunidense por aqui, e o Chevrolet Onix renovado será uma das estrelas da festa.
Chevrolet Onix mais potente
Segundo a Quatro Rodas, a adoção de um motor turbo com injeção direta vai aumentar a potência em cinco cavalos. Sendo assim, em vez dos atuais 116 cv, o novo motor 1.0 turbo vai render 121 cv. O torque, no entanto, ainda não foi revelado, mas pode superar os 18 kgfm. Hoje, o propulsor utilizado entrega 16,8 kgfm.
Desde que os motores 1.0 turbo se tornaram frequentes no mercado, passou a ser comum o uso da injeção direta. Entretanto, a Chevrolet optou por manter o sistema indireto em seus modelos, para conter os custos. Mesmo assim, a linha atual de motores turbinados da marca foi projetada para receber a injeção direta.
A mudança do motor não será restrita ao Onix e Onix Plus. O Chevrolet Tracker também será beneficiado pela mudança, inclusive no propulsor 1.2 turbo. Nesse caso, a potência deve superar os 140 cv, com torque de 23 kgfm. Hoje, este propulsor entrega 133 cv e 21,5 kgfm de torque.
A Montana, que também utiliza o motor 1.2 turbinado, vai ser outro modelo que passará a ter o motor maior com injeção direta. Sendo assim, toda a família compacta da GM vai receber um ganho de potência em breve, e existe a possibilidade de o consumo também melhorar.
Fonte: Quatro Rodas