Ford promete picape elétrica mais barata do mundo
Por Danielle Cassita |

A Ford vem desenvolvendo uma nova picape elétrica compacta e de baixo custo. Com preço estimado em US$ 30 mil (cerca de R$ 180 mil), o projeto vem para desafiar o avanço das montadoras chinesas, que vêm usando de forma eficiente a combinação entre tecnologia avançada e preços agressivos e conquistaram o mercado global.
- Ford vai usar "truque" para baratear picape e peitar BYD
- Toyota Hilux 2026 deve estrear com versão elétrica e visual ousado
Sabendo disso, a Ford quer criar um veículo que tenha baixo custo de produção e tecnologias de ponta. Para isso, a montadora vem apostando naquele que pode ser o motor elétrico mais barato já feito, com custo inferior até mesmo àquele dos propulsores produzidos na China.
Além disso, a nova picape deve ter porte semelhante ao da Maverick, e pode usar baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio) com foco na eficiência máxima. A redução de custos não virá de cortes na qualidade, mas de uma simplificação radical do design: a picape deve ter 25% menos parafusos e fixadores que o Mustang Mach-E, além de chicotes elétricos 10 kg mais leves.
Revolução no chão de fábrica
Mesmo classificada como modelo de entrada, a nova picape deve surpreender na tecnologia. Uma das novidades vai ser a estreia do sistema de direção autônoma de última geração, capaz de permitir que o motorista desvie o olhar da estrada mesmo em rodovias.
Para transformar o projeto em realidade, a Ford deve fazer mudanças na linha de montagem em Louisville, que será 30% menor e terá 40% menos estações de trabalho. Na Califórnia, a nova picape vai ficar por conta de uma equipe especializada composta por engenheiros que já passaram pela Tesla, Fórmula 1 e até pela Apple.
Leia também:
- Cybertruck encalha, vira mico e Tesla aceita o fracasso
- Próxima edição do Salão do Automóvel de São Paulo já tem data
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?