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Ford pode bisbilhotar conversa no carro para exibir propagandas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Ford
Divulgação/Ford

Você está dirigindo, ouvindo uma música na central multimídia do carro, enquanto conversa com o carona sobre um relatório que precisa imprimir quando chegar ao escritório. De repente, o som muda sozinho e entra um anúncio de papel A4. Black Mirror demais, certo? Mas de acordo com nova patente da Ford, tudo isso poder ocorrer de verdade, em breve.

O Escritório Norte-Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) recebeu recentemente o pedido de registro de um projeto da Ford que prevê a exibição de anúncios customizados no sistema multimídia Sync.

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Sync ouvindo tudo

Detalhes da patente mostram que o Sync poderia acionar microfones e usar o reconhecimento de voz para identificar possibilidades na fala dos passageiros para a escolha dos anúncios. Isso sem o comando do condutor, como ocorre atualmente.

Também poderiam ser usados dados do GPS, bem como indicações do computador de bordo e até do sistema ADAS (controle de cruzeiro adaptativo, faróis automáticos, limpador de para-brisas automático), tudo para determinar em qual situação e local carro e passageiros se encontram.

Esse conjunto de informações seria utilizado para definir não apenas o melhor conteúdo, mas também o melhor jeito e momento de exibir anúncios ao condutor e passageiros.

Assim, o sistema poderia mostrar uma imagem na tela central, tocar apenas áudio nos alto-falantes, bem como esperar o motorista sair de uma situação delicada no trânsito para só então disparar a propaganda.

Também seria possível mostrar uma propaganda de um serviço ou estabelecimento próximo ao carro naquele momento.

Sigilo em jogo

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Claro, tudo isso envolve situação extrema de quebra de sigilo e privacidade de dados, entre outras noções de direito pessoal e de terceiros.

Por conta disso, a Ford respondeu à MotorTrend com uma declaração que aponta que registrar patente não significa ter a intenção de colocar um produto ou função no mercado, apenas assegurar a primazia da ideia.

"O envio de pedidos de patente é uma parte normal de qualquer negócio sólido, pois o processo protege novas ideias e nos ajuda a construir um portfólio robusto de propriedade intelectual. As ideias descritas em um pedido de patente não devem ser vistas como uma indicação de nossos planos de negócios ou de produtos. Independentemente do que o pedido de patente descreva, sempre colocaremos o cliente em primeiro lugar na tomada de decisões por trás do desenvolvimento e da comercialização de novos produtos e serviços", afirma a nota de resposta da Ford.
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Rival da Ford tem patente similar

De fato, a ideia não é exatamente nova. Rival da Ford, a General Motors também tem projeto para exibir conteúdo específico de acordo com ação ou rota do motorista.

Neste caso, a GM usaria os dados do OnStar, sistema que monitora veículos e presta serviços ao motorista, tendo mais de 7 milhões de assinantes nos EUA, além de cerca de 500 mil carros conectados aqui no Brasil.

Mas, também neste caso, esse seria um uso apenas hipotético. Por ora.

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Com informações: MotorTrend