Ford adquire Quantum Signal com foco no desenvolvimento de carros autônomos

Por Felipe Ribeiro | 04 de Agosto de 2019 às 12h40
Ford
Tudo sobre

Ford

Saiba tudo sobre Ford

Ver mais

A Ford anunciou a aquisição da Quantum Signal, empresa especializada em robótica, sensores, simulação em tempo real e desenvolvimento de algoritmos. Com a compra, a montadora espera acelerar o seu plano de entrada no negócio de veículos autônomos.

Embora seja pouco conhecida do público, a Quantum Signal foi fundada em 1999 na cidade de Saline, Michigan/EUA, e atuava na vanguarda da robótica móvel para diversos clientes, incluindo o Exército dos Estados Unidos.

Ela ajudou os militares a desenvolverem um software que permite controlar veículos robóticos a milhares de quilômetros de distância, além de ter construído um ambiente de simulação robusto para projetos de veículos autônomos que é usado até hoje. Além de softwares, a empresa tem experiência em robótica e sistemas de detecção e percepção, que ajudarão os veículos autônomos da Ford a melhorarem sua capacidade de analisar o ambiente ao redor.

A ampla experiência dessa companhia vai ajudar a montadora a criar um negócio de serviços de transporte com veículos autônomos, incluindo o desenvolvimento de software e protótipos. A Quantum Signal é conhecida pela criação do ambiente de modelagem e simulação ANVEL, usado em programas de robótica militar com sistemas remotos e autônomos não-tripulados.

Imagem: Ford

Essa experiência será de grande importância para o desenvolvimento de ambientes de simulação abrangentes, nos quais a Ford poderá testar e melhorar o desempenho de seus veículos e seu modelo de negócios.

A Ford prometeu preservar toda a cultura de trabalho da Quantum, que está instalada no prédio de uma antiga escola em Saline.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.