Festival Interlagos: GWM terá Poer e H9 nacionalizados, mas sem eletrificação
Por Lucas Parente |

A GWM confirmou nesta quarta-feira (11), no Festival Interlagos, as chegadas do SUV Haval H9 e da picape Poer P30. Ambos vêm ao Brasil com motorização turbodiesel, sem nenhum tipo de eletrificação.
- Festival Interlagos: Honda mostra novidades nas linhas HR-V, City e Civic
- Vazou: veja 4 novidades do Fiat Pulse Abarth 2026 antes do seu lançamento
Os modelos serão produzidos em Iracemápolis, interior de São Paulo, junto com o Haval H6. Isso acontecerá apenas em agosto, com início das vendas previsto para setembro. No entanto, a marca confirmou que operações da fábrica começarão já no próximo mês de julho.
Inicialmente, a fábrica terá com cerca de 800 funcionários e já conta com mais de 100 fornecedores cadastrados. Os próximos meses serão cruciais para o início da produção nacional.
“Estamos apenas dando uma amostra do que está por vir. O Haval H9 e a Poer P30 representam nossa aposta em segmentos estratégicos, com produtos que respeitam as preferências e necessidades do consumidor brasileiro”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
Como são os modelos apresentados pela GWM?
Irmão maior e mais velho do H6, o Haval H9 esbanja um visual “quadradão” com pegada off-road e tração 4x4, mas com espaço para sete pessoas.
Sob o capô ele está equipado com o motor 2.4 turbodiesel, que ainda não teve sua potência e torque divulgada para o Brasil. O câmbio é sempre automático de 9 marchas. Esse conjunto também equipa a Poer P30.
Segundo Zeca Chaves, head de comunicação da GWM, a escolha pela motorização a combustão não foi à toa. A marca conversou com concessionários e clientes espalhados pelo Brasil, que optaram a configuração sem nenhum tipo de eletrificação.
Em relação ao tamanho, o SUV conta com 5,07 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Visualmente, o H9 mantém o padrão já visto em outros carros da marca, mas com detalhes diferentes, como as lanternas traseiras, que se assemelham muito ao Land Rover Defender.
Poer P30
A nova picape média da GWM chega com objetivo de brigar com nomes grandes e premiados do mercado brasileiro, como Toyota Hilux e Ford Ranger. O modelo não teve seu preço revelado, assim como o H9, mas deve permear entre os R$ 250 mil e R$ 350 mil.
A motorização é a mesma: motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de 9 marchas. Porém, segundo Zeca Chaves, mais para frente a marca oferecerá uma versão com sistema híbrido plug-in.
Em relação ao design, a picape oferece um visual mais sóbrio, com destaque para um grande emblema da GWM na grade.
Quando começam as vendas da Poer e do Haval H9?
Os preços de ambos modelos ainda não foram divulgados, mas nos próximos meses a GWM fará a revelação oficial. Então, fique ligado no site e nas redes sociais do Canaltech para não perder nada.
Os modelos começarão a ser vendidos apenas em setembro, já que vão iniciar suas trajetórias nacionalizados e produzidos Iracemápolis (SP) da GWM.
Leia também:
- GWM Haval H6 | Qual versão vale mais a pena?
- Review GWM Ora 03 Skin | A entrada ideal no mundo elétrico
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do novo SUV compacto