Festival Interlagos | BYD Denza D9 e Bao 5 estreiam de olho em mercado de luxo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD fechou o 1º semestre de 2024 como líder do segmento de carros eletrificados no Brasil graças aos seus modelos mais acessíveis, mas quer alçar voos mais altos. Pelo menos foi isso o que deixou claro nesta quinta-feira (8), durante o primeiro dia do Festival Interlagos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- BYD e Uber se aliam para colocar 100 mil carros elétricos nas ruas
- 5 carros que a BYD lançará no Brasil até 2025
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da marca, revelou que a BYD quer chegar ao top 5 de montadoras no Brasil e ter até 250 concessionárias espalhadas pelo país até 2025. Para isso, apresentou, em primeira mão, duas das novidades que devem engrossar o portfólio da marca no país nos próximos meses, ambas direcionadas para o segmento premium: o Denza D9 e o Bao 5.
Os dois já haviam sido flagrados há alguns dias em cima de um caminhão Cegonha rumo a Campinas, cidade do interior de São Paulo em que a BYD está instalada, para receber os últimos preparativos antes do início do evento em Interlagos.
Agora, tanto o Denza D9, uma luxuosa minivan, quanto o Bao 5, um SUV robusto com pegada off-road, fizeram sua primeira aparição pública e foram confirmados pela marca como futuras novidades para o Brasil. O único com data confirmada, porém, foi o Denza D9, previsto para 2025.
Como são os carros de luxo da BYD?
Os carros de luxo expostos pela BYD no primeiro dia do Festival Interlagos 2024, por enquanto aberto só para imprensa e convidados, chamaram a atenção nos estandes da montadora chinesa. Na verdade, eles acabaram ficando separados, já que pertencem a segmentos diferentes — um mais voltado para o uso urbano e outro com “veia” off-road.
O Denza D9, carro ao estilo minivan criado na época em que a BYD tinha uma joint venture com a Mercedes-Benz, é bastante imponente, pois tem 5,25 metros de comprimento e 3,11 metros de entre-eixos. Por dentro, o luxuoso BYD conta com acabamento premium, poltronas reclináveis para os passageiros da fileira central, telas digitais nos apoios de braço e sistema ADAS nível 2.
A motorização da minivan que será lançada no Brasil não foi confirmada, mas, na China, o Denza D9 oferece cinco opções equipadas com powertrain híbrido plug-in e outras três 100% elétricas.
O motor a combustão utilizado é sempre o Xiaoyun 1.5 turbo de 4 cilindros, que trabalha em companhia de um elétrico de 231 cv. Na variante BEV, a potência varia entre 312 e 374 cv, dependendo do número de motores — um ou dois.
O Bao 5, por sua vez, será o próximo membro da família híbrida da BYD no Brasil. O SUV tem um visual bem agressivo, similar ao do Land Rover Defender e do Ford Bronco. As dimensões também impressionam — 4,89 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos.
O SUV de luxo chegará por aqui com powertrain híbrido, composto por dois motores elétricos e um a combustão, 1.5 turbo. Juntos, eles darão ao motorista uma potência de 680 cv e um torque aproximado de 77,5 kgf/m. Números que prometem unir força e habilidade para enfrentar todas as situações, inclusive as “fora de estrada”.
A BYD ainda não confirmou quanto custarão os futuros membros da família premium da marca chinesa no Brasil. Para quem não se lembra, a montadora iniciou os trabalhos por aqui justamente com dois modelos de luxo, o Tan, SUV de 7 lugares, e o Han, sedan executivo com mais de 500 cv de potência. O “pulo do gato”, porém, aconteceu com a chegada de modelos mais acessíveis.
Outros lançamentos
A BYD não terá apenas lançamentos voltados para o segmento premium no Brasil nos próximos meses. A marca confirmou outras duas novidades que em breve chegarão por aqui, essas com preços um pouco mais acessíveis.
Uma delas já é conhecida, mas ainda não tinha dado as caras no Brasil: a Shark, picape híbrida que foi lançada no México e promete abalar as estruturas das atuais líderes do segmento de caminhonetes: Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
A outra novidade é um SUV 100% elétrico que chegará para se posicionar abaixo do Yuan Plus: o Yuan Pro. Os visitantes que marcarem presença no Festival Interlagos entre sexta e domingo terão uma “degustação” do futuro lançamento que, segundo os executivos, “combina sustentabilidade com excelente autonomia, design único, conforto e diversão em um só carro”.
Assim como o Bao 5 e o Denza D9, a picape Shark e o Yuan Pro não tiveram as datas de lançamento ou os preços confirmados pela BYD, tampouco foram colocados pela marca para os test-drives na pista de Interlagos. Apenas os carros já conhecidos, como o Dolphin, o Dolphin Mini, o King e o Seal foram oferecidos ao público.