BYD e Uber se aliam para colocar 100 mil carros elétricos nas ruas
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A BYD e a Uber anunciaram nesta quarta-feira (31) uma parceria global que tem como principal objetivo facilitar o acesso aos carros elétricos e, com isso, colocar ao menos mais 100.000 veículos nas ruas dos principais mercados do mundo.
A fabricante chinesa e a empresa de transporte privado confirmaram a aliança para oferecer aos motoristas acesso a preços e financiamento especiais para veículos BYD que vão rodar na plataforma da Uber.
A princípio, a parceria global será válida para os motoristas parceiros inscritos nas plataformas da Europa e da América Latina, mas o acordo prevê, posteriormente, a expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. No caso específico do Brasil, ao menos por enquanto não foi divulgada qualquer informação.
“A Uber e a BYD compartilham o compromisso de inovar em direção a um mundo mais limpo e mais verde, e estou animado para trabalharmos juntos em direção a esse futuro", disse Wang Chuanfu, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da BYD, em um discurso similar ao de Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, que exaltou “o maior acordo global dessa natureza”.
Motoristas de app “aceitam mais” os carros elétricos
A parceria entre Uber e BYD para colocar 100 mil carros elétricos nas ruas em um futuro próximo nasceu após um estudo das empresas em relação ao mercado. Segundo as marcas, os motoristas de aplicativos têm feito a transição para carros elétricos cinco vezes mais rápido que uma pessoa comum.
A escolha pela BYD, segundo a direção da Uber, se deu porque os carros chineses têm custos de manutenção e reparo menores, além de serem bem adequados para compartilhamento de viagens “devido à ampla gama de modelos, desempenho superior da bateria e excelente qualidade de construção”
“Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos para ver nossos EVs de ponta se tornarem uma visão comum nas ruas de cidades em todo o mundo”, resumiu Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas.