Festival Interlagos | 60 anos do recorde do Gordini em Interlagos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A edição 2024 do Festival Interlagos não foi palco apenas para a apresentação de novos carros, lançamentos inéditos das marcas ou para a exposição de modelos únicos no Brasil, como a Ferrari LaFerrari e a McLaren P1.
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O evento também ficou marcado pela homenagem de uma das 19 fabricantes que tiveram estande montado em Interlagos pela primeira vez: a Renault. A marca francesa celebrou os 60 anos de um recorde mundial estabelecido pelo Gordini, carro que foi produzido no Brasil pela Willys Overland sob licença da Renault.
Christian Fittipaldi, filho de Wilsinho Fittipaldi, um dos pilotos que participaram do recorde ao volante do Gordini, esteve presente no box da Renault para receber uma placa comemorativa aos aniversário do feito, assim como familiares de José Carlos Pacce e de Bird Clemente, outros pilotos que escreveram seus nomes na História.
O Gordini utilizado para estabelecer o Recorde de Resistência em Interlagos tinha sob o capô um motor de 40 cv (por isso o número 40 no capô e nas laterais), potência hoje considerada irrisória, mas que, à época, rendeu até o slogan "40 hp de emoções".
Como foi a prova de resistência do Gordini?
Em 26 de outubro de 1964, um Gordini 0km, escolhido aleatoriamente no pátio da fábrica, percorreu 51 mil quilômetros de forma ininterrupta no anel externo do Autódromo de Interlagos em uma prova de resistência que durou 22 dias. As únicas paradas autorizadas eram para troca de pilotos, abastecimento e eventuais manutenções.
O Gordini que registrou o recorde de resistência em Interlagos há 60 anos foi para a pista com sua configuração 100% original. Participaram da prova de resistência os pilotos Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace, Bird Clemente, Chiquinho Lameirão, Carol Figueiredo, Luiz Pereira Bueno, Geraldo Meirelles e mais três pilotos convidados: Vitório Andreatta, Danilo de Lemos e Wladimir Costa
O carro chegou a se acidentar e capotar durante a prova, mas voltou à pista e estabeleceu o Recorde Mundial de Resistência. Segundo a Renault, foi por isso que o Gordini recebeu, carinhosamente, o apelido de “teimoso” logo após estabelecer a inacreditável marca.