Publicidade

Ferrari histórica de Schumacher vai a leilão e pode custar valor surreal

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Wikimedia Commons
Divulgação/ Wikimedia Commons

Mesmo longe das pistas desde 2010, Michael Schumacher segue sendo notícia no mundo do automobilismo e dos negócios. Desta vez, um dos chassis da Ferrari F1-2000, utilizado pelo ex-piloto alemão no título mundial de Fórmula 1 em 2000, será leiloado no Canadá.

A unidade com número de chassi 198 foi utilizada por Schumi em algumas corridas naquela temporada, como na vitória conquistada no Brasil, no Autódromo de Interlagos, e em alguns treinos classificatórios que lhe renderam pole positions, como na Espanha e em Mônaco.

Atualmente, o carro se encontra no acervo pessoal de um fã, mas já foi utilizado pela Ferrari em eventos com clientes no passado, sendo totalmente reconstruído após prestar serviços à escuderia. O modelo da temporada 2000, o F1-2000, venceu 10 das 17 corridas daquele ano, sendo usado também pelo piloto brasileiro Rubens Barrichello (que venceu uma corrida naquele ano), companheiro de equipe de Schumacher.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O F1-2000 foi histórico não apenas por fazer parte do tricampeonato do alemão, mas também por encerrar um jejum de 21 anos da Ferrari sem títulos de construtores e pilotos.

Na última vez em que foi comprado, esse chassi teve preço de R$ 83 milhões, em 2003. No leilão deste ano, que será feito pela empresa canadense RM Sotheby's, os valores podem ser ainda maiores e ultrapassar os R$ 100 milhões.

Como é a Ferrari F1-2000?

Nos anos 2000, os carros de Fórmula 1 eram bem barulhentos e tinham aspecto bem agressivo, mas sem deixar de lado a tecnologia. Apesar de menos potentes do que os V12 de outros tempos, esses bólidos faziam tempos melhores, principalmente nas mãos de pilotos como o próprio Michael Schumacher.

No caso desse modelo da Ferrari, estamos falando de um carro V10 de 90 graus e 3 litros, capaz de chegar a 17 mil giros por minuto e entregar 800cv de potência. A velocidade máxima ultrapassava facilmente os 300 km/h.

Atualmente, Michael Schumacher encontra-se recluso em sua residência na Alemanha. O ex-piloto está em situação crítica desde 2013, quando se acidentou em uma estação de ski. Na Fórmula 1, o alemão somou 91 vitórias e 155 pódios em 308 corridas.