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Ferrari F40 de R$ 14 milhões ficou 10 anos esquecida em estacionamento

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Ferrari/Divulgação
Ferrari/Divulgação

Você certamente já passou pela situação de esquecer em qual vaga (ou andar) do shopping center esqueceu seu carro, certo? E que tal se esse lapso de memória durar 10 anos? Pior: e se o carro esquecido for uma Ferrari F40, esportivo clássico de 478 cavalos capaz de chegar aos 324 km/h e cotado em R$ 14 milhões?

Tudo coisa de (tenista) bilionário

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Pois foi o que aconteceu com o tenista romeno Ion Tiriac, vencedor de Roland Garros em 1970, mas que depois se deu bem nos negócios. Com fortuna estimada em US$ 2,2 bilhões (mais de R$ 12 bilhões na conversão direta), Tiriac figura na lista de pessoas mais ricas do mundo da Forbes e tem mais de 400 automóveis.

Boa parte dos carros de Tiriac está exposta em um museu de Bucareste, na Romênia. Mas o ex-atleta de 85 anos conta, ao relembrar do início da coleção, o quanto era difícil arranjar um lugar para guardar os primeiros carros.

Foi aí que a Ferrari F40 se perdeu

Após uma tentativa frustrada, Tiriac comprou a Ferrari F40 por US$ 700 mil (cerca de R$ 2,18 milhões na cotação atual), quase o dobro do valor de mercado à época.

Como não tinha uma garagem apropriada para o esportivo, o tenista resolveu deixá-lo em um estacionamento de Munique, na Alemanha.

Até que, 10 anos depois, recebeu uma ligação do gerente do estacionamento, cobrando a retirada da Ferrari F40.

Tiriac foi buscar o cupê, mas diz que resolveu vendê-lo imediatamente.

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"[Vendi] Primeiro, porque eu não tinha onde guardá-lo, esqueci dele por 10 anos. E também porque, após 10 anos parado, tive de mandá-lo de volta a Maranello [sede da Ferrari] para refazer todo o motor", contou o ex-tenista hoje bilionário.

Apesar disso, Tiriac teve outros modelos da famosa grife italiana, inclusive uma classuda 400i, que comprou do ex-piloto de Fórmula 1 Jody Scheckter, campeão pela Ferrari em 1979.

Brasil viu só uma Ferrari F40

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Lançado em 1987, o cupê F40 foi o último modelo feito pela Ferrari sob a supervisão de Enzo Ferrari. Seu design é icônico, com assinatura do estúdio Pininfarina, trazendo frente baixa e bicuda, cabine recuada e imensa asa traseira quase em ângulo reto, como nos F1 de então.

O carro vem equipado com motor V8 biturbo de 3 litros e câmbio manual de 5 marchas, que gerava 478 cv a 7.000 giros, com torque máximo de 58,8 kgfm a 4.000 rpm. Seu 0-100 km/h levava 4,3 s.

Com apenas 1.311 unidades fabricadas até 1991, teve valores logo inflacionados, como aconteceu com o exemplar comprado por Tiriac. Atualmente, estima-se preço de até US$ 2,5 milhões (R$ 14 milhões) em casas especializadas em modelos clássicos.

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Até onde se sabe, apenas uma unidade veio ao Brasil, para ser exposta no Salão do Automóvel de São Paulo de 1990, no estande da Fiat.

Guiada pelo ex-presidente Fernando Collor e por um único jornalista especializado, Bob Sharp, nunca retornou à Itália, uma vez que foi comprada por um colecionador do interior paulista.

Fonte: IGNTerra e Auto Sapo