Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha permite qualquer carro usar carregadores da Tesla gratuitamente

Por| 17 de Setembro de 2020 às 11h28

Link copiado!

Teslarati
Teslarati
Tudo sobre Tesla

Com a chegada do Tesla Model 3 na Europa, a empresa de Elon Musk acabou se adaptando aos padrões locais e modificou o seu conector para carga dos carros. Sendo assim, os Superchargers V3 da Tesla, instalados especificamente para os veículos da montadora, possuem o mesmo padrão dos demais eletrificados no continente. Mas a companhia não contava com uma falha bizarra que beneficiaria proprietários de carros de outras montadoras.

Um bug no carregador está permitindo que veículos de outras montadoras consigam realizar suas recargas nos Superchargers espalhados pelo continente. O mais curioso é que para utilizar esses equipamentos, é necessário ter uma conta na Tesla e pagar uma taxa, além de uma "conversa" do software do carro com a estação de recarga.

De acordo com o pessoal do Electrek, proprietários de carros como Volkswagen e-Golf, Volkswagen ID.3, BMW i3, Opel Ampera-e (Equivalente ao Chevrolet Bolt EV), Hyundai Kona Electric, Hyundai IONIQ Electric, Renault Zoe e Porsche Taycan já conseguiram "burlar" o Supercharger V3 e fazer a recarga. No vídeo abaixo, feito pelo canal alemão "Nextmove", é possível ver o elétrico compacto da Renault sendo carregado em um Supercharger da Tesla.

Continua após a publicidade

A principal suspeita seria uma falha após a conexão do carro com o carregador, que deixaria o software "aberto" e possibilitaria a carga de outro carro que não fosse um Tesla. Com esse bug, fica na lembrança que a própria montadora chegou a cogitar o compartilhamento das estações, desde que outras empresas compartilhassem os custos. Bem, isso está acontecendo forçadamente, mas, claro, deve ser corrigido em breve.

Fonte: Electrek