FAB reabastece caça F-39E em pleno voo; veja vídeo
Por Danielle Cassita |

A Embraer, empresa líder global na indústria aeroespacial, a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) concluíram com sucesso a campanha de testes de voo de certificação para reabastecer em voo o caça F-39E Gripen. O procedimento é feito com apoio da aeronave KC-390 Millennium, e representou um marco histórico para as capacidades operacionais da FAB.
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
- Ram derruba preços e picape fica mais em conta que a Toro, mas por pouco tempo
A campanha foi conduzida nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde fica o Centro de Testes em Voo do Gripen. O procedimento contou com engenheiros e pilotos de ensaio, que avaliaram configurações de voo variadas, velocidades e altitudes.
Enquanto isso, os sistemas de controle fly-by-wire de última geração em ambas as aeronaves tiveram papel importante para o sucesso da operação: o KC-390 ofereceu esteira aerodinâmica favorável, e o Gripen E demonstrou excelente resposta durante o voo.
Testes da Força Aérea Brasileira
Os testes foram conduzidos para, primeiro, qualificar o F-39E Gripen como aeronave receptora de reabastecimento, validando sua estabilidade e integridade estrutural. O outro consistia em verificar a compatibilidade total entre os aviões em todo o envelope de voo do KC-390, incluindo reabastecimentos em condições diurnas e noturnas e em alta velocidade.
No fim, o resultado positivo da campanha mostrou que ambas as aeronaves, que são de última geração e têm alta tecnologia no DNA, têm grande interoperabilidade. Nos próximos passos, a Autoridade de Aviação Militar da Suécia (SE-MAA) vai analisar as evidências de verificação da capacidade de reabastecimento no ar do Gripen E como parte do processo de certificação. Na sequência, a FAB dá segmento ao processo.
"Este importante marco confirma as qualidades incomparáveis do KC-390 como aeronave reabastecedora e fortalece ainda mais nossa parceria com a Saab e com a Força Aérea Brasileira. Além disso, a capacidade multimissão única oferecida pelo KC-390, que permite converter o avião em um reabastecedor em questão de horas, oferece flexibilidade incomparável para as Forças Aéreas em todo o mundo", declarou Walter Pinto Júnior, Vice-Presidente de Operações da Embraer Defesa & Segurança”.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Aviões que são à prova de radar
Fonte: Embraer