Embraer confirma data para o primeiro voo do seu táxi aéreo
Por Danielle Cassita |

A Eve Air Mobility anunciou na terça-feira (5) que o primeiro voo do eVTOL, seu protótipo de táxi aéreo elétrico, deve acontecer em dezembro. A informação dos planos da subsidiária da Embraer foi confirmada por Francisco Gomes Neto, CEO da fabricante brasileira, na apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2025.
- “Musk brasileiro” abre reservas para picape que roda 1.000 km com etanol
- Veja quais são os 5 carros mais baratos de se manter em 2025
Já se sabia que o voo poderia acontecer neste ano, mas ainda faltava a estimativa de alguma data para isso. Ao que tudo indica, o cronograma segue conforme o esperado: a aeronave está na fase de montagem final, e Gomes Neto indicou que seu desenvolvimento está no ritmo esperado para o ano.
A Eve surgiu como um programa interno da Embraer, mas foi desmembrada em 2021. Mesmo assim, a Embraer ainda detém mais de 80% das ações da companhia, que atualmente é uma empresa de capital aberto.
Conheça o táxi aéreo
O eVTOL (sigla em inglês para “aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical”) da Eve conta com oito rotores acoplados a asas físicas combinados a um propulsor na parte de trás. O modelo tem alcance de 100 km e foi desenhado para poder realizar milhares de ciclos de voo a cada ano.
Liderado por Johann Bordais, CEO da Eve, o protótipo do eVTOL foi apresentado em junho no Paris Air Show. Se tudo correr bem, a aeronave deve ter sua certificação concluída até 2027.
Leia também:
- 5 carros “esquecidos” que são ótimas opções no mercado de usados
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?